Equipe completa e imprevisível dentro de campo: Renato Paiva destrincha as ideias no Bahia
Após três jogos três vitórias conquistadas no ano, o Bahia de Renato Paiva começa a ganhar cara. Na última quarta-feira, após a vitória do Tricolor sobre o Atlético de Alagoinhas, por 2 a 1, o treinador português abriu o jogo sobre o que pensa para a temporada 2023, em uma entrevista coletiva de 30 minutos que chamou a atenção.
+ Confira mais notícias sobre o Bahia
+ Confira a tabela e classificação do Campeonato Baiano
Um dos pontos fortes do trabalho de Renato Paiva dentro de campo é o jogo posicional. Dentre outros pontos, a ideia consiste em que o time que está atacando deve desorganizar a defesa do adversário por meio da ocupação inteligente e prévia de espaços no campo.
- Nossa forma de jogar é muito baseada no jogo de posição e no jogo posicional. As pessoas fazem uma confusão muito grande achando que no jogo de posição e jogo posicional os jogadores não se mexem. É o contrário. Nós queremos jogadores que possam aparecer em zonas para surpreender - contou Renato Paiva.
1 de 3 Treinador do Bahia, Renato Paiva tem o costume de explicar os treinos com bola aos jogadores — Foto: Divulgação/E.C. BahiaTreinador do Bahia, Renato Paiva tem o costume de explicar os treinos com bola aos jogadores — Foto: Divulgação/E.C. Bahia
A imprevisibilidade é um ponto crucial para o time desejado por Renato Paiva. Por isso, o treinador tem liberado os jogadores de marcação, a exemplo do volante Rezende, já com dois gols no ano - mais do que fez em toda temporada 2022.
- Quero gerar dúvidas no adversário e não ser uma equipe previsível. Em termo defensivo, reação à perda da bola muito forte na primeira parte, enquanto tivemos bem fisicamente. Equipe muito junta, preparada e equilibrada - explicou.
Em 2023, ainda quando defendeu Goiás e Azuriz, o volante do Bahia balançou as redes três vezes, mas foram precisos 35 jogos.
- Jogadores que vêm de trás são difíceis de marcar. Não quero volantes tipo estacas, paus, parados, só defensivos. Nós temos que ser uma equipe completa, e os jogadores devem interpretar momentos do jogo como devem ser - completa Paiva.
A ideia é que todos os jogadores participem ativamente na criação de espaços e não fiquem presos a uma zona do campo, a exemplo dos atacantes de beirada. Paiva quer que eles também joguem por dentro e assim confundam a marcação.
- Se o extremo junto à linha lateral sem espaço para jogar porque a linha condiciona a um adversário quase sempre de ti, esse jogador vai tocar pouco na bola. Se vai para zonas interiores, já vai embaralhar a estrutura defensiva do adversário.
2 de 3 Rezende faz ótimo início de temporada com Renato Paiva — Foto: Felipe Oliveira/EC BahiaRezende faz ótimo início de temporada com Renato Paiva — Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia
O treinador do Bahia também deixa claro que não existe uma forma de jogar ou de reagir a variadas situações. Por isso, é fundamental ter compreensão e busca executar o jogo por completo. Assim, vai não apenas evoluir enquanto time, como trazer diversão ao seu torcedor.
- Ser uma equipe de posse e posicional não impede de ser uma equipe em contra-ataque. Quero uma equipe completa. E isso demora. Peço que os jogadores apareçam em zonas de surpresa, não estar nas zonas. Não é jogar mais ataque ou defesa, jogar em contra-ataque, é interpretar os momentos do jogo e tentar ser bom em todos os momentos do jogo - explicou Paiva.
3 de 3 Biel marcou o primeiro gol do Bahia sobre o Atlético de Alagoinhas — Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia
Biel marcou o primeiro gol do Bahia sobre o Atlético de Alagoinhas — Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia
E para implementar as ideias, é fundamental exercitar. Por isso, Paiva tem apostado até em treinos em dias de jogos, como aconteceu antes do confronto diante do Juazeirense. Segundo ele, este tipo de atividade serve como revisão do trabalho realizado na semana.
- Treinaremos sempre nos dias do jogo quando o jogo for a partir das 19h. Não quero jogadores nos quartos, no hotel por muito tempo. É uma ativação biológica importante para nós e uma revisão do trabalho da semana. Sem grande desgaste, ir com algumas ideias e fazer um refresh na cabeça dos jogadores faz bem - continua.
O Bahia de Renato Paiva volta a campo para mostrar as suas ideias neste domingo, desta vez para enfrentar o Sampaio Corrêa, no Castelão, às 19h (horário de Brasília).
O que você está lendo é [Equipe completa e imprevisível dentro de campo: Renato Paiva destrincha as ideias no Bahia].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments