Ídolo do Benfica, pai de António Oliveira relembra jogo com o Coritiba e passagem de Eusébio no Couto

As tradicionais excursões trouxeram, nos anos 70, o primeiro encontro da 💥️família Oliveira com o Coritiba. Em 72, o 💥️Benfica veio a Curitiba em um amistoso de abertura de temporada no estádio 💥️Belfort Duarte.

António José Conceição Oliveira, 💥️conhecido por Toni, atuou pela equipe portuguesa, mas ainda sem o seu tradicional bigode.

O 💥️Benfica vinha de 29 jogos de invencibilidade e embalado por boas atuações. 💥Em campo, parou no Coritiba ao ser superado por 2 a 0.

💥️51 anos depois daquela partida, 💥️António Oliveira, filho de Toni, assume o Coritiba para comandar a equipe nesta temporada e escrever um novo capítulo nesta história.

— Eu atuei em várias cidades do Brasil em turnê. Nesse jogo, há 51 anos, eu lembro que o Coritiba foi melhor que o Benfica, mereceu ganhar.💥️ Um marco histórico, espero que tenham mais com o António à frente — relembrou Toni.

Formação do Benfica no dia do jogo, com Toni. — Foto: André Ribas/RPC 1 de 3 Formação do Benfica no dia do jogo, com Toni. — Foto: André Ribas/RPC

Formação do Benfica no dia do jogo, com Toni. — Foto: André Ribas/RPC

O encontro fez parte de uma série de jogos feitos pela equipe em solo brasileiro. Bicampeão da Champions e campeão invicto do campeonato português, o 💥️Benfica era uma das sensações do momento, causando uma grande repercussão nos jornais da época.

Do lado Alviverde, nomes que marcaram a história, como 💥️Abatiá, Cláudio Marques, Nilo e Hidalgo. Naquele mesmo ano, o time conquistaria o bicampeonato Paranaense.

— O Coritiba saiu na frente no primeiro tempo, com um gol de 💥️Paquito. Na reta final, o 💥️Claudio Marques fez um gol de falta. Segundo relatos, o jogo acabou com o Coxa colocando na roda o time português, e a torcida gritando Olé — disse o pesquisador da história do Coritiba, Flávio Henrique Soethe.

💥Os times:

Coritiba x Benfica - 1972 — Foto: Everton Franco/RPC 2 de 3 Coritiba x Benfica - 1972 — Foto: Everton Franco/RPC

Coritiba x Benfica - 1972 — Foto: Everton Franco/RPC

As excursões do Benfica pelo mundo chamavam as💥 atenções para um jogador: Eusébio.

Um dos maiores jogadores da história, ele havia conduzido Portugal a sua melhor participação na Copa do Mundo de 1966 e também já tida sido eleito o melhor jogador europeu.

A ida do atacante para Curitiba movimentou a cidade. A dúvida era se a grande estrela jogaria. E ela seguiu até minutos antes da partida.

💥️Eusébio se lesionou e💥não entrou em campo. No dia do confronto, ele usou a estrutura do Coxa para iniciar o processo de recuperação.

— A grande atração era o Eusébio, que era o Pelé de Portugal. Mas, lamentavelmente, conforme a foto (abaixo), ele sentiu uma lesão na véspera e não jogou — contou o jornalista Carneiro Neto.

Eusébio sendo tratado no departamento médico do Coritiba. Imagem do livro de Carneiro Neto. — Foto: Everton Franco 3 de 3 Eusébio sendo tratado no departamento médico do Coritiba. Imagem do livro de Carneiro Neto. — Foto: Everton Franco

Eusébio sendo tratado no departamento médico do Coritiba. Imagem do livro de Carneiro Neto. — Foto: Everton Franco

Mais notícias do esporte paranaense em ge.globo/pr

O que você está lendo é [Ídolo do Benfica, pai de António Oliveira relembra jogo com o Coritiba e passagem de Eusébio no Couto].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...