Capixaba 2023: Estrela tem o time mais experiente e Atlético o mais jovem

Neste final de semana, os gramados do Espírito Santo receberam a primeira rodada do Campeonato Capixaba 2023. Os dez clubes participantes apresentaram aos seus torcedores seus novos elencos, que tem média de idade que variam entre 22 e 27 anos. Essas e várias outras curiosidades, o 💥️ge responde com ranking das idades do estadual.

Confira o Guia do Capixaba 2023

Foram considerados 259 jogadores dos dez clubes, baseado no elenco distribuído pelos próprios clubes, antes mesmo da rodada ter início. Se levar em consideração dois extremos, a diferença na média de idade de Estrela do Norte e Atlético Itapemirim fica registrada em cinco anos.

Desportiva Ferroviária, Estrela do Norte, Porto Vitória e Real Noroeste têm as maiores médias de idade, e Vilavelhense e Atlético Itapemirim as menores. O confronto Real Noroeste x Atlético Itapemirim reuniu, portanto, as maiores diferenças na primeira rodada.

💥️Veja o ranking completo abaixo:

Estrela do Norte — Foto: Estrela do Norte 1 de 5 Estrela do Norte — Foto: Estrela do Norte

Estrela do Norte — Foto: Estrela do Norte

Entre Desportiva Ferroviária e Estrela do Norte há semelhanças: as duas equipes apostam na experiencia para combater o jejum de títulos. Curiosamente, os rivais estão empatados com as maiores médias de idade do Campeonato Capixaba 2023 - aproximadamente 27.

Com o elenco inteiramente reformulado, o Gigante do Sumaré aparece com um plantel de 26 jogadores. O técnico Vladimir de Jesus falou sobre a montagem de uma equipe "cascuda", com mais experiência em jogos de alto nível.

Foi um critério nosso na formação do elenco fazer uma mescla entre juventude e experiência. Na busca por atletas, sabíamos da dificuldade da competição e que precisaríamos de um time com essa mescla. Buscamos atletas experientes, que poderiam nos ceder experiência ao time por ser importante durante a competição ter esse conhecimento do torneio e das competições estaduais niveladas como o Capixaba, para passarmos pelos percalços da competição com mais tranquilidade. Mas, não podemos também viver de experiência. Por isso, trouxemos jovens com bagagem, minutagem e base bem feita por grandes clubes pelo Brasil - declarou ao 💥️ge.

Porto Vitória busca seu primeiro título no Campeonato Capixaba 2023 — Foto: Adriano Barbosa/Porto Vitória 2 de 5 Porto Vitória busca seu primeiro título no Campeonato Capixaba 2023 — Foto: Adriano Barbosa/Porto Vitória

Porto Vitória busca seu primeiro título no Campeonato Capixaba 2023 — Foto: Adriano Barbosa/Porto Vitória

O Porto Vitória tem 11 jogadores campeões em seu elenco. O time da Capital tem número superior aos adversários que vem logo atrás combinados. Nova Venécia e Desportiva Ferroviária têm cinco vencedores da Série A do Estadual cada.

Dos 31 jogadores da equipe, os campeões são: Cássio, Gilmar Baiano, Ferrugem, Neto, Wesley Dias, Canário, Thiago Ramos, Gustavo Tonoli, Alex Pixote, Edinho e Natã. Assim, com 35,5% do plantel, o time de Erich Bomfim também lidera a estatística de proporção.

- Foi bom você tocar nesse assunto, pois na fase de contratação o nosso analista Raul Victor fez esse levantamento sobre quais atletas foram campeões capixabas nos últimos cinco anos e isso também influenciou nas nossas escolhas. Mas ainda é cedo para falar em título - declarou ao 💥️ge.

Atlético Itapemirim está treinando em Vila Velha durante o Campeonato Capixaba 2023 — Foto: Vitor Nicchio/ge 3 de 5 Atlético Itapemirim está treinando em Vila Velha durante o Campeonato Capixaba 2023 — Foto: Vitor Nicchio/ge

Atlético Itapemirim está treinando em Vila Velha durante o Campeonato Capixaba 2023 — Foto: Vitor Nicchio/ge

Atlético Itapemirim é a equipe completamente renovada após a parceria com o SC Capixaba. Ao todo, são 25 atletas, que juntos formam um “time de aspirantes” com média inferior aos 23 anos de idade.

O técnico Madisson Souza vai comandar um time nivelado em 22 anos. Entre os nomes, apenas sete superam a idade de 23 anos. Entre eles, o mais velho é o meia Gian Carlos (29) e o mais novo o volante Jhonatan Salah (17).

- Atletas que estão em busca de oportunidades no mercado. Sem dúvida, a entrega e o comprometimento será máximo. Abraçamos a visão do presidente do Capixaba, Daniel (Costa), que é performar esses jovens atletas. É um ambiente super tranquilo onde todos querem aprender sempre mais. Meninos com sangue nos olhos e com desejo de vencer dentro do futebol. - declarou ao 💥️ge.

Esley, da Desportiva Ferroviária — Foto: Ricardo Miquimba 4 de 5 Esley, da Desportiva Ferroviária — Foto: Ricardo Miquimba

Esley, da Desportiva Ferroviária — Foto: Ricardo Miquimba

Quando o assunto é jogador veterano, o volante Esley volta a aparecer pela Desportiva Ferroviária. Nascido em 15 de abril de 1979, o jogador de 43 anos é o mais experiente da competição.

De contrato renovado, Esley está a frente de Edinho (40 anos) e Augusto Recife (Estrela do Norte). O Campeonato Capixaba 2023 pode significar o primeiro título do volante em seu estado natal.

Jhone é o jogador mais jovem do Campeonato Capixaba 2023 — Foto: Clara Fafá 5 de 5 Jhone é o jogador mais jovem do Campeonato Capixaba 2023 — Foto: Clara Fafá

Jhone é o jogador mais jovem do Campeonato Capixaba 2023 — Foto: Clara Fafá

Por outro lado, o atleta mais novo da Série A do Estadual é do rival Vitória-ES. O volante Jhone, de 16 anos, chega como um dos estreantes da competição após se destacar na categoria sub-17.

Na turma dos menores de idade do Alvianil, ao lado de Bartô, Enzo e Gabriel Tavares, o jogador faz aniversário no dia 6 de outubro, cinco dias depois do clube centenário.

Veja mais notícias no ge.globo/es e siga o ge ES no Instagram e no Twitter.

O que você está lendo é [Capixaba 2023: Estrela tem o time mais experiente e Atlético o mais jovem].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...