Ministério Público da Bahia mantém recomendação de torcida única para Ba-Vi deste domingo
Depois de quase um ano, Bahia e Vitória vão protagonizar o maior clássico do estado. A partida deste domingo, válida pela quinta rodada do Campeonato Baiano, terá um elemento a mais: apenas a torcida do Tricolor estará presente na Fonte Nova para o confronto programado para as 16h (de Brasília). O ge apurou que o Ministério Público da Bahia (MP-BA) manteve a recomendação de torcida única para o clássico.
+ Veja mais notícias sobre o Bahia
+ Veja mais notícias sobre o Vitória
Barradão recebe primeiro clássico Ba-Vi de 2022 — Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia
O presidente do Vitória, Fábio Mota, durante entrevista coletiva nesta segunda-feira, se mostrou a favor da presença das duas torcidas no clássico.
- O Vitória é completamente a favor de ter torcida mista, sempre foi minha posição. Mas não depende da gente. Se ouvirem o Vitória, a opinião é que tenha duas torcidas, porque acho que isso enfraquece o futebol baiano. É ruim para o futebol baiano e estamos prontos para dialogar e fazer tudo que for possível para que a gente tenha as duas torcidas no clássico, tanto no Barradão quanto na Fonte. O que o Vitória pode fazer é requerer, pedir, e é o que a gente está fazendo - explicou o presidente rubro-negro.
O Bahia foi procurado pelo ge, mas não se pronunciou sobre o assunto até a publicação desta reportagem.
2 de 3 Mandante neste Ba-Vi, Tricolor contará com o apoio de sua torcida — Foto: Gabrielle Gomes / geMandante neste Ba-Vi, Tricolor contará com o apoio de sua torcida — Foto: Gabrielle Gomes / ge
Em 2017, a Confederação Brasileira Futebol (CBF), depois de recomendação do Ministério Público da Bahia (MP-BA), decidiu que os Ba-Vis seriam disputados com torcida única por causa de uma confusão no clássico do dia 9 de abril.
Depois do jogo, durante briga fora da Arena Fonte Nova, um torcedor do Bahia foi morto e outro baleado. No ano seguinte, após seis jogos com torcida única, o clássico voltou a ter a presença das duas torcidas.
Este Ba-Vi aconteceu em fevereiro de 2018, mas ficou marcado por uma confusão generalizada dentro de campo, com sete jogadores expulsos, cinco deles do Vitória. Como o Rubro-Negro tinha apenas seis atletas no jogo - o mínimo permitido é sete -, perdeu por W.O.
Desde então, onze Ba-Vis foram disputados, nove com torcida única e dois sem a presença de torcedores por causa da pandemia.
3 de 3 No clássico de 2018, briga aconteceu após gol de Vina — Foto: ReproduçãoNo clássico de 2018, briga aconteceu após gol de Vina — Foto: Reprodução
Dentro de campo, o Bahia vem de uma derrota na estreia da Copa do Nordeste, para o Sampaio Corrêa, e o Vitória vive um momento conturbado na temporada, com duas derrotas e um empate, no Baianão, além de outro resultado de igualdade na estreia pelo torneio regional, contra o Santa Cruz.
O Tricolor está 100% no Campeonato Baiano, e vai enfrentar o Jacobinense, às 21h30 desta quarta-feira (horário de Brasília), na Arena Cajueiro. O Rubro-Negro também terá um compromisso antes do clássico, nesta quinta, às 19h15, diante do Doce Mel, no Barradão.
💥️Confira os jogos do Bahia em 2023
💥️Confira os jogos do Vitória em 2023
O que você está lendo é [Ministério Público da Bahia mantém recomendação de torcida única para Ba-Vi deste domingo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments