Campeonato Capixaba 2023 tem atletas das cinco regiões e Sudeste se destaca

Não é exagero dizer que o Sudeste está concentrado no Campeonato Capixaba 2023. Dos 272 atletas cotados a entrar em campo pela primeira divisão do Espírito Santo, 197 são nascidos na região mais populosa do país. A fatia representa aproximadamente 72,43% dos jogadores da competição.

No total, a Série A do Estadual conta com 269 atletas brasileiros de 137 cidades diferentes e três gringos. Apesar do elevado número de jogadores nos elencos dos dez times, seis estados não contam com representantes. São eles: Amazonas, Amapá, Rondônia, Roraima e Tocantins, na região Norte, e Alagoas, na região Nordeste.

Nesse cenário, os estados do Espírito Santo, com 78, e Rio de Janeiro, com 72, são os destaques com alta concentração de atletas. O Nordeste (50 jogadores) é a segunda região no censo do futebol capixaba, mas não se aproxima dos dois estados. Na outra ponta, o Norte do Brasil tem apenas três atletas (2 PA e 1 AC). O montante, por exemplo, é igual à quantidade de estrangeiros.

Vitória-ES para o Campeonato Capixaba 2023 — Foto: Vitor Nicchio/ge 2 de 7 Vitória-ES para o Campeonato Capixaba 2023 — Foto: Vitor Nicchio/ge

Vitória-ES para o Campeonato Capixaba 2023 — Foto: Vitor Nicchio/ge

A atual edição do Campeonato Capixaba tem grande concentração de dois estados e três cidades. Dos 197 nomes da Região Sudeste, 150 são oriundos de Espírito Santo ou Rio de Janeiro. A capital carioca é a cidade com mais jogadores (34), acompanhada de Vila Velha (23) e Vitória (17).

O atual vice-campeão Vitória-ES, por exemplo, tem apenas dois jogadores de fora do Sudeste. O lateral Edi Carlos e o volante Carlinhos são nascidos na Bahia. Portanto, 16 capixabas estão no elenco do Alvianil de Bento Ferreira.

Geraldo, do Estrela do Norte, nasceu em Campina Grande-PB — Foto: Estrela do Norte 3 de 7 Geraldo, do Estrela do Norte, nasceu em Campina Grande-PB — Foto: Estrela do Norte

Geraldo, do Estrela do Norte, nasceu em Campina Grande-PB — Foto: Estrela do Norte

Seja em campo ou à beira do gramado, nomes do futebol nordestino são conhecidos pelos torcedores dos times capixabas. A competição foi conquistada por dois anos seguidos pelo técnico baiano Duzinho Reis. Em 2023, são 50 nomes oriundos da região, que não tem representante apenas do estado de Alagoas.

Vale destacar que 33 atletas são nascidos na Bahia. O estado vizinho aparece como o terceiro com mais jogadores no Campeonato Capixaba, em um Top-5 com os quatro estados do Sudeste. Nove deles são de Salvador, cidade presente em todos os elencos menos na Desportiva Ferroviária, Rio Branco-ES e Vitória-ES.

Bruno Barbosa, da Desportiva Ferroviária, é de Pelotas, no RS — Foto: Vitor Nicchio/ge 4 de 7 Bruno Barbosa, da Desportiva Ferroviária, é de Pelotas, no RS — Foto: Vitor Nicchio/ge

Bruno Barbosa, da Desportiva Ferroviária, é de Pelotas, no RS — Foto: Vitor Nicchio/ge

No ano de 2023, a região Sul será apenas a terceira com mais nomes na primeira divisão do Espírito Santo. Com jogadores em Desportiva, Estrela, Nova Venécia, Rio Branco-ES, Real Noroeste e Serra, nove sulistas estão na atual edição.

Conhecido pela quantidade de baianos, o Real Noroeste também se destaca na diversidade de sulistas. O time de Águia Branca tem um jogador de cada estado do Sul. São eles: o lateral Rhuan Barboza (Rio Negrinho-SC), o volante Anderson Balbino (Porto Alegre-RS) e o atacante Dudu Pedrotti (Santa Helena-PR)

Tocantins, da Desportiva Ferroviária, nasceu no Mato Grosso — Foto: Vitor Nicchio/ge 5 de 7 Tocantins, da Desportiva Ferroviária, nasceu no Mato Grosso — Foto: Vitor Nicchio/ge

Tocantins, da Desportiva Ferroviária, nasceu no Mato Grosso — Foto: Vitor Nicchio/ge

A região Centro-oeste segue logo atrás com seis jogadores. Nenhum dos nomes fazem parte dos elencos de Real Noroeste e Vitória-ES finalistas do Campeonato Capixaba 2022. O Estrela do Norte, com Hiago, do DF, e Mykaell, do DF, domina o ranking.

Há ainda um dado relevante: quatro jogadores são estreantes na elite do futebol capixaba. A tendência é que esses jogadores iniciem a missão de desbravar os gramados do cenário estadual.

Paraense Emerson Martins é um dos destaques que permanecem no Nova Venécia — Foto: Thiago Felix 6 de 7 Paraense Emerson Martins é um dos destaques que permanecem no Nova Venécia — Foto: Thiago Felix

Paraense Emerson Martins é um dos destaques que permanecem no Nova Venécia — Foto: Thiago Felix

A Região Norte do país tem três representantes no Campeonato Capixaba 2023. O valor corresponde a aproximadamente 1% dos atletas da competição. Todos são estreantes e dois estão no elenco do Atlético Itapemirim - o lateral paraense Gabriel Henrique e o volante acreano Tiago Teles. De Santarém, o paraense Emerson Martins, do Nova Venécia, é o principal nome da região.

Outros cinco estados não tiveram nenhuma participação: Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima e Tocantins. Curiosamente, a competição tem um atacante apelidado de Tocantins (Desportiva Ferroviária), mas nascido em Vila Rica, no Mato Grosso.

Fáfá, camaronês do Real Noroeste — Foto: Marcelo Souza 7 de 7 Fáfá, camaronês do Real Noroeste — Foto: Marcelo Souza

Fáfá, camaronês do Real Noroeste — Foto: Marcelo Souza

Dos dez times da Série A, apenas três contam com jogadores estrangeiros. Desportiva Ferroviária, Real Noroeste e Vilavelhense têm um atleta cada, sendo todos de continentes diferentes. Os três nomes são o atacante camaronês Fafá, com experiência no futebol amazonense, o colombiano Edwin Montaño, que volta ao Vila, e o meia Christopher, nascido em Newark-EUA e velho conhecido da Tiva. O Vilavelhense trouxe dois russos, mas os jovens são tratados como aposta no clube e não devem jogar no Estadual.

Em comparação com a última temporada, a atual edição começa com cinco gringos a menos. Rebaixado com o Rio Branco VN, Christopher é o único que permanece na elite capixaba. Estrela do Norte, Nova Venécia e Vitória-ES aparecem novamente como clubes que começam o ano sem atletas estrangeiros.

Veja mais notícias no ge.globo/es e siga o ge ES no Instagram e no Twitter.

O que você está lendo é [Campeonato Capixaba 2023 tem atletas das cinco regiões e Sudeste se destaca].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...