Ministério Público investigará se noiva de Léo Campos, do Botafogo-PB, cometeu crime de racismo

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) decidiu na tarde desta quarta-feira instaurar um procedimento para investigar possível crime de racismo cometido por Adriana Borba, noiva de Léo Campos, jogador do Botafogo-PB, após ela compartilhar um vídeo nas redes sociais onde ataca o sotaque e os costumes nordestinos.

💥️+ Léo Campos se desculpa após declarações xenofóbicas da noiva💥
💥️+ Botafogo-PB repudia "falas xenofóbicas" da noiva do lateral Léo Campos

Leo Campos e a noiva chegaram a pedir desculpas nas redes sociais — Foto: Reprodução 1 de 1 Leo Campos e a noiva chegaram a pedir desculpas nas redes sociais — Foto: Reprodução

Leo Campos e a noiva chegaram a pedir desculpas nas redes sociais — Foto: Reprodução

Adriana havia publicado uma série de vídeos curtos em um perfil seu em uma rede social fazendo diversos tipos de comentários. No primeiro vídeo, a noiva do jogador desdenha do sotaque nordestino e de alguns costumes típicos da região nordestina, como andar arrastando sandália. Ela também chegou a citar expressões de uso corriqueiro, como "ôxe", para demonstrar uma possível insatisfação em estar na capital João Pessoa. Logo após a repercussão, ela desativou a sua conta na rede social.

A investigação do Ministério Público da Paraíba (MPPB) será realizada pela promotora de Justiça Liana Carvalho, do Núcleo de Gênero, Diversidade e Igualdade Racial (Gedir/MPPB).

— A xenofobia, como parece ser o caso, é tratada por lei como racismo e processada como tal. Vamos instaurar procedimento e estudar como será a atribuição, se o caso ficará no MPPB ou se irá para o Ministério Público Federal — comentou a promotora, justificando sua decisão de instaurar o procedimento citando a Lei 7.716/1989, que trata do crime de racismo a determinado grupo ou coletividade.

Ainda na tarde desta quarta-feira, o Botafogo-PB emitiu nota de esclarecimento dizendo que o clube foi pego de surpresa com o episódio e com o que definiu taxativamente como "falas xenofóbicas" de Adriana Borba. Contudo, em nenhum momento a publicação do Belo citou o nome do jogador Léo Campos ou o da sua noiva. Mesmo assim, menciona que

O que você está lendo é [Ministério Público investigará se noiva de Léo Campos, do Botafogo-PB, cometeu crime de racismo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...