Palmeiras x Flamengo: veja o esquema de segurança para a Supercopa em Brasília

A Secretaria de Segurança Pública de Brasília divulgou na tarde desta sexta-feira o esquema de segurança para a decisão deste sábado. Vinte dias depois de episódio de violência e de depredação no Planalto Central, num raio de distância de apenas seis quilômetros, a intervenção federal prevê escolta de torcidas organizadas de palmeirenses e flamenguistas desde antes da partida.

Entre os itens proibidos para torcedores portarem no estádio, estão mensagens consideradas manifestações políticas dentro do estádio.💥️ Os portões serão abertos às 13h30 no Mané Garrincha.

Gramado do estádio Mané Garrincha, palco da final da Supercopa — Foto: Emilio Botta 1 de 6 Gramado do estádio Mané Garrincha, palco da final da Supercopa — Foto: Emilio Botta

Gramado do estádio Mané Garrincha, palco da final da Supercopa — Foto: Emilio Botta

Interventor federal na segurança pública nomeado após os episódios golpistas do dia 8 de janeiro, o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ricardo Cappelli, garante que todos esforços serão feitos pelo bem-estar dos torcedores.

- O Distrito Federal viveu um momento muito difícil no dia 8 de janeiro, como todos acompanharam. Tenho plena confiança nas forças de segurança do Distrito Federal para que o jogo possa ser realizado aqui com tranquilidade e máxima segurança - disse Cappelli em comunicado da secretaria do DF.

A Secretaria de Segurança Pública não divulgou no comunicado o número de efetivo policial e de agentes no estádio, que tem público previsto para acima de 60 mil pessoas, mas a Polícia Militar de Brasília vai contar com reforço da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), da Força Nacional e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante toda a operação neste sábado.

No comunicado, a Secretaria de Segurança de Brasília divulgou que a torcida do Palmeiras vai entrar pela ala sul (no lado do Centro de Convenções Ulysses Guimarães). 💥️A do Flamengo na ala norte (voltado para o Autódromo Nelson Piquet).

A entrada das torcidas organizadas será coordenada pela Segurança Pública e ocorrerá pelos portões 9, a do Palmeiras e 21, a do Flamengo. Haverá revista de unidades especializadas da Polícia Militar do DF (PMDF) e da Força Nacional nestas entradas para o estádio.

Dentro do estádio, a separação das torcidas será feita por dois bolsões de 20 metros de comprimento cada um, compostos estruturalmente por gradis fixos de cerca de três metros de altura. De acordo com o texto da Secretaria de Segurança, esses bolsões serão utilizados para logística e mobilidade das forças de segurança, incluindo Tropa de Choque. As forças de segurança orientam os torcedores a chegarem cedo no estádio Mané Garrincha. Os portões serão abertos 3h antes da bola rolar.

Algumas informações sobre a entrada de torcidas e objetos proibidos para a final da Supercopa de Brasília — Foto: Divulgação 2 de 6 Algumas informações sobre a entrada de torcidas e objetos proibidos para a final da Supercopa de Brasília — Foto: Divulgação

Algumas informações sobre a entrada de torcidas e objetos proibidos para a final da Supercopa de Brasília — Foto: Divulgação

Confira a lista de itens proibidos - que tornam vetada a entrada de torcedores - divulgada pela Secretaria de Segurança Pública de Brasília:

O Detran-DF será responsável pelo trânsito para a realização do jogo, de forma a garantir maior fluidez, segurança dos usuários das vias antes, durante e após o término da partida.

A partir das 17h de sábado será feita a inversão no sentido de circulação no lado norte da via que contorna o estádio. Para os veículos do estacionamento norte, que liga a EPIA ao Palácio do Buriti, a via funcionará em sentido único e anti-horário levando o fluxo de veículos para a DF-010. Os veículos do estacionamento Sul serão direcionados para a Via N1, no sentido horário.

O Departamento disponibilizará painéis de LED contendo as indicações no trânsito para orientar os condutores, e a fiscalização auxiliará os pedestres na travessia da via N1, na altura do Planetário.

Os veículos de transporte por aplicativo e táxis estarão autorizados a embarcar e desembarcar passageiros nos três pontos a eles destinados: na entrada do Estádio, em frente ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães; na entrada A-12 e A-10, localizada em frente ao Ginásio Nilson Nelson; e na entrada A-4, pela via SRPN Trecho 1, próximo ao balão de acesso à Via N2.

Serão disponibilizados os estacionamentos internos do Parque da Cidade, Setores Hoteleiros Sul e Norte, e anexo do Palácio do Buriti como estacionamentos públicos. O Detran e a PMDF fiscalizarão estacionamento irregular de veículos no entorno da Arena BRB, Parque da Cidade, gramado da área central e adjacências, de acordo com as normas do CTB.

O Metrô-DF funcionará normalmente das 5h30 às 23h30 (horário habitual de sábado) e concentrará trens reserva na estação Central, para caso de necessidade de aumento de oferta. O policiamento será reforçado no local.

O jogo está marcado para 16h30 no estádio Mané Garrincha, neste sábado, em Brasília. A Globo transmite ao vivo e o 💥️ge acompanha o confronto em Tempo Real, com vídeos dos principais lances.

O gramado recebeu as marcações e o último corte da grama para a final. Além disso, o entorno está sendo envelopado com a marca da Supercopa.

O último jogo disputado no Mané Garrincha foi entre Cruzeiro e Chapecoense, válido pela 24ª rodada da Série B do Brasileiro, no dia 13 de agosto.

+ Veja mais notícias do Palmeiras
+ Veja mais notícias do Flamengo

Gramado do estádio Mané Garrincha, palco da final da Supercopa — Foto: Emilio Botta 3 de 6 Gramado do estádio Mané Garrincha, palco da final da Supercopa — Foto: Emilio Botta

Gramado do estádio Mané Garrincha, palco da final da Supercopa — Foto: Emilio Botta

A partida, que terminou empatada por 1 a 1, recebeu pouco mais de 25 mil pessoas com renda superior a R$ 1,8 milhão.

Será a segunda vez que Palmeiras e Flamengo se enfrentarão na Supercopa do Brasil. Em 2023, o time carioca levou a melhor nos pênaltis, após empate em 2 a 2 no tempo normal.

O jogo foi disputado em Brasília. Desde que voltou a ser disputada, em 2023, a competição teve o Flamengo em todas as suas edições. Ao todo, em cinco vezes em que foi disputada, a Supercopa do Brasil só não teve o Rubro-Negro carioca em ação na edição inaugural, em 1990.

Palmeiras x Flamengo: final da Supercopa — Foto: Emilio Botta 4 de 6 Palmeiras x Flamengo: final da Supercopa — Foto: Emilio Botta

Palmeiras x Flamengo: final da Supercopa — Foto: Emilio Botta

Gramado do estádio Mané Garrincha, palco da final da Supercopa — Foto: Emilio Botta 5 de 6 Gramado do estádio Mané Garrincha, palco da final da Supercopa — Foto: Emilio Botta

Gramado do estádio Mané Garrincha, palco da final da Supercopa — Foto: Emilio Botta

Gramado do estádio Mané Garrincha, palco da final da Supercopa — Foto: Emilio Botta 6 de 6 Gramado do estádio Mané Garrincha, palco da final da Supercopa — Foto: Emilio Botta

Gramado do estádio Mané Garrincha, palco da final da Supercopa — Foto: Emilio Botta

O que você está lendo é [Palmeiras x Flamengo: veja o esquema de segurança para a Supercopa em Brasília].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...