Análise: derrota em clássico expõe antigo problema do São Paulo, a falta de poder de decisão
O torcedor do São Paulo que viu apenas o primeiro tempo da derrota para o Corinthians por 2 a 1 no último domingo, no Morumbi, pela quinta rodada do Paulistão, tem motivos de sobra para se preocupar. Já aquele que ligou a televisão na etapa final pode ter achado que o tropeço foi apenas uma fatalidade.
Mas o são-paulino que acompanhou o Majestoso todo tem uma certeza: falta poder de decisão ao Tricolor. Esse é um problema que tem assombrado o São Paulo nos últimos anos. Especialmente em jogos maiores, como clássicos, ou contra times mais fortes.
Pode até parecer injusto falar disso depois de uma goleada de 4 a 1 sobre a Portuguesa, mas diante do rival alvinegro, um time assim como o Tricolor em formação na temporada, as decisões equivocadas, os erros individuais e os vacilos diante do gol inevitavelmente levam ao torcedor más lembranças.
💥️Leia também:
+ Veja aqui como foi o clássico no Morumbi
+ Atuações: as notas do Tricolor
+ Luciano lamenta tropeço em clássico
Luciano lamenta derrota do São Paulo para o Corinthians — Foto: Marcos Ribolli
Naturalmente, por jogar em casa, o São Paulo tomou a iniciativa da partida. Controlou os primeiros minutos com bom toque de bola e saiu na cara do gol de Cássio aos cinco minutos de jogos.
Rodrigo Nestor recebeu lindo passe de Méndez, mas não tomou a melhor decisão. Chutou errado, sem força, diante de um dos melhores goleiros do país.
Em clássicos, desperdiçar chances como essa pode ser fatal. E foi...
O Corinthians marcou seus dois gols na partida ainda no primeiro tempo. Duas vezes com Adson, uma aos 18 e outra aos 33 minutos. Em ambos os lances, uma semelhança: erro individual de um jogador do São Paulo em jogadas com assinatura de talentos do rival.
No primeiro gol, Renato Augusto, um craque, achou espaço entre a marcação do Tricolor para servir Fagner na lateral direita. Ele cruzou e encontrou Adson. O toque do camisa 8 do Corinthians no início da jogada desmontou a defesa do São Paulo. E David, na marcação de Fagner, falhou na cobertura.
2 de 4 São Paulo x Corinthians — Foto: Marcos RibolliSão Paulo x Corinthians — Foto: Marcos Ribolli
Depois, no lance do segundo gol corintiano, Alan Franco perdeu a disputa individual com Róger Guedes. E o atacante do Corinthians, habilidoso, deixou o argentino para trás, reclamando, e deu assistência para mais um gol de Adson.
No São Paulo, naquele momento, não havia em campo um jogador com capacidade individual de fazer a diferença. O coletivo do Tricolor dá mostras de que pode render bons frutos na temporada, mas ainda faltam jogadores que possam fazer a diferença.
+ Leia mais notícias do São Paulo
O atacante, por estratégia de Rogério Ceni, começou no banco de reservas. Entrou no segundo tempo, com o time já perdendo por 2 a 0, mas foi rapidamente ao posto de melhor em campo pelo Tricolor.
Além de ter feito o gol do São Paulo na partida, em lance de oportunidade, teve a chance de empatar nos acréscimos, em bola que assustou ao goleiro Cássio.
Luciano é jogador de jogo grande, de clássico, que dá sangue e ritmo em momentos difíceis. No último domingo, ele salvou o Tricolor de deixar a péssima impressão da primeira etapa.
3 de 4 Luciano comemora gol do São Paulo contra o Corinthians — Foto: Marcos RibolliLuciano comemora gol do São Paulo contra o Corinthians — Foto: Marcos Ribolli
🎧 💥️Ouça o podcast ge São Paulo🎧
Jhegson Méndez, pedido de Rogério Ceni para reforçar o meio de campo do São Paulo, foi, ao lado de Luciano, um dos melhores do São Paulo na partida.
Além de ter dado passe importante para Rodrigo Nestor desperdiçar a melhor chance do Tricolor no primeiro tempo, ele acertou a trave de Cássio em chute de fora da área na segunda etapa. Seria um golaço do volante equatoriano. Não deve mais sair do time.
4 de 4 São Paulo posado x Corinthians — Foto: Marcos RibolliSão Paulo posado x Corinthians — Foto: Marcos Ribolli
Outro reforço para 2023, Caio Paulista entrou no segundo tempo no lugar de Orejuela. O lateral-direito fez uma partida horrível, mas é importante lembrar que ele só jogou porque Igor Vinicius e Rafinha estão fora por problemas médicos, e Ceni não tinha outra opção.
Mas o que chamou a atenção é que Caio Paulista, atacante que também joga como lateral-esquerdo, foi bem na lateral direita. Entrou na fogueira e deu conta do recado, criando boas oportunidades.
Ainda líder do Grupo B, com oito pontos, o São Paulo volta a campo no próximo domingo, às 16h, contra o Santo André, no estádio Bruno José Daniel, pela sexta rodada do Campeonato Paulista.
Até agora, o São Paulo tem duas vitórias (Ferroviária e Portuguesa), dois empates (Ituano e Palmeiras) e uma derrota (Corinthians) na temporada.
💥️+ Assista: tudo sobre o 💥️São Paulo💥️ no ge, na Globo e no sportv
O que você está lendo é [Análise: derrota em clássico expõe antigo problema do São Paulo, a falta de poder de decisão].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments