Palmeiras conquista o sétimo título com Abel Ferreira no comando
Palmeiras e Flamengo disputaram o título da Supercopa do Brasil de 2023 e brindaram os torcedores com um belo espetáculo. Mostraram alto padrão de jogo e justificaram a qualificação de estarem entre as melhores equipes de futebol brasileiro.
Em jogo único, a decisão da Supercopa do Brasil reuniu o vencedor do Campeonato Brasileiro, que em 2022 foi o Palmeiras e o campeão da Copa do Brasil, que na temporada passada foi o Flamengo. A vitória do Palmeiras por 4 a 3, trouxe o sétimo título da era Abel Ferreira.
Esse placar dilatado mostra que as duas equipes entregaram a alta qualidade tática que delas era esperada. Foi um jogo bem mais interessante do que o mesmo confronto realizado em 2023, cujo título foi decidido na cobrança de pênaltis, com a vitória do Flamengo.
Nesta edição, a disputa da Supercopa foi um jogo aberto com diversas alternâncias de domínio. As duas equipes tinham grande interesse na vitória, uma vez que para o Palmeiras era um título inédito. Já, para o Flamengo, foi o primeiro confronto sob o comando de Vítor Pereira contra um time técnico e taticamente qualificado no cenário nacional.
Além disso, o Flamengo está às portas de disputar o Mundial de Clubes, no Marrocos. Uma vitória seria de grande valia para elevar a autoestima do time, que possivelmente, enfrentará o Real Madrid, se ambos passarem para a fase final. Mas, o Flamengo como continua sendo essencialmente técnico, não se abala facilmente e está com o foco voltado para a disputa internacional.
Contra o Palmeiras, o Flamengo mostrou alguns problemas defensivos, que ainda há tempo de serem trabalhados por Vítor Pereira. A ausência do volante João Gomes, que foi transferido para o futebol inglês, foi sentida pela equipe carioca, mostrando falhas no sistema de recomposição.
Para a vaga de João Gomes, o Flamengo repatriou o volante Gerson, que fez sucesso no ano de 2023, com Jorge Jesus no comando técnico. Como estava jogando no futebol francês, está em período de readaptação ao nível de exigência do futebol nacional. Neste jogo, ainda, não apresentou a mesma dinâmica de 2023, o que é natural, principalmente, pela mudança de sistema tático no time.
Em linhas gerais, Vítor Pereira está mantendo a postura tática que a equipe tinha com Dorival Junior na temporada passada, mas como o sistema é diferente, a equipe como um todo, ainda, está se adaptando. Contra o Palmeiras, o losango flamenguista foi formado por Everton Ribeiro e Arrascaeta na armação de jogadas, Gabriel e Pedro atuaram mais adiantados e a dupla de volantes foi Thiago Maia e Gerson.
O Palmeiras, também, sofre com perdas de jogadores em seu elenco. As ausências do volante Danilo e do meio-campista Gustavo Scarpa que foram atuar no futebol inglês, estão deixando o time paulista carente na criatividade e na proteção da zaga. Mas, como Abel Ferreira está a mais tempo no clube e conhece profundamente a qualidade de seus jogadores, soube amenizar essas lacunas, tornando o Palmeiras melhor organizado coletivamente.
A vaga de Scarpa, não traz grandes preocupações, pois o meio-campista Raphael Veiga, que era o titular dessa função antes de se lesionar gravemente, está voltando a ter ritmo de jogo e a dar qualidade na distribuição de jogadas. Para o lugar de Danilo, está sendo testado o jogador que dê menor prejuízo à dinâmica da equipe. Jailson e Gabriel Menino estão se revezando nessa função de volante. Neste jogo, Gabriel Menino e Veiga fizeram a alegria do torcedor palmeirense com dois gols cada um.
A alternância de domínio que foi verificada nesta partida, surgiu principalmente, de falhas táticas que as duas equipes apresentaram e que culminou em placar dilatado. Como estamos em início de temporada é natural que os times cometam erros, até certo ponto infantis, para o nível de qualidade dessas equipes. Este jogo se diferenciou de outros confrontos, que naturalmente tendem a ser mais equilibrados e menos emocionantes, devido ao profundo conhecimento que as equipes possuem entre si.
Neste jogo da Supercopa, Palmeiras apresentou menos falhas, mas essa atuação não deve ser balizadora para decretar, nem uma super organização no Palmeiras e nem que o trabalho de Vítor Pereira esteja fadado ao fracasso. O certo é que Palmeiras e Flamengo continuarão protagonizando belos duelos durante a temporada.
O que você está lendo é [Palmeiras conquista o sétimo título com Abel Ferreira no comando].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments