Contra Tombense, Caldense retorna à cidade de mata-mata do 1º acesso à elite do Mineiro
O confronto entre Tombense e Caldense no sábado (4), às 19h, pela 3ª rodada do Mineiro, vai marcar o retorno da Veterana à cidade que fez parte do 1º acesso do time à elite do estadual. Em 1972, no antigo Estádio Azevedo Soares, em Muriaé, o time de Poços de Caldas empatou sem gols com o Nacional no primeiro jogo da repescagem e abriu caminho para a vaga.
No total, a Caldense atuou 11 vezes no antigo Estádio Soares de Azevedo. A última delas foi em 1979 contra o Nacional de Muriaé pelo Campeonato Mineiro, também empate em 0 a 0. Em 2005, o estádio foi demolido e em 2014 um novo estádio com o mesmo nome foi inaugurado em um terreno a 4 km de distância do original.
💥️VEJA TAMBÉM:
💥️+ Herói no empate, Baianinho dedica à mãe 1º gol pela Caldense
A Veterana vai jogar pela primeira vez no local, que fica a cerca de 60 km de Tombos, cidade do Tombense.
1 de 2 Estádio Soares de Azevedo, em Muriaé — Foto: MW Engenharia Solar/DivulgaçãoEstádio Soares de Azevedo, em Muriaé — Foto: MW Engenharia Solar/Divulgação
Em 1971, depois de ter sido eliminada nos pênaltis pelo Atlético de Três Corações na briga pelo acesso à elite do futebol mineiro, a Veterana foi direcionada para disputar uma repescagem contra o Nacional de Muriaé.
O duelo foi marcado em dois jogos para o início da temporada de 1972. O primeiro em fevereiro, em Muriaé, no antigo Estádio Soares de Avezedo (Brazão), e o segundo em Poços de Caldas, em março, no Cristiano Osório. O objetivo alviverde era chegar à primeira divisão do estadual pela primeira vez em sua história.
- O primeiro jogo foi uma guerra tremenda. Um calor insuportável na base de 40 graus. E nós jogadores saímos de Poços com o pensamento único de conquistar um resultado favorável para que pudéssemos decidir em casa. Conseguimos milagrosamente segurar um resultado de 0 a 0 - lembrou o zagueiro Buzuca ao site da Veterana.
2 de 2 Antigo Estádio Soares de Azevedo, em Muriaé — Foto: História do FutebolAntigo Estádio Soares de Azevedo, em Muriaé — Foto: História do Futebol
Na semana seguinte, o confronto marcado para Poços de Caldas é que definiria a equipe classificada.
- A cidade se movimentou de uma maneira fantástica, como nunca antes visto. Recordo bem que o jogo era às 15h e às por volta das 14h já não cabia mais ninguém no estádio. E a Caldense fez uma partida fantástica. Nós conseguimos, juntamente com a nossa torcida, vencer por 2 a 0 - disse Buzuca.
De acordo com a Caldense, a conquista foi crucial para a profissionalização definitiva do departamento de futebol alviverde e abriu portas para diversas façanhas futebolísticas nos anos seguintes.
- No final do jogo, eu nunca vi uma festa esportiva tão grande. De uma cidade que vivia carente do futebol profissional. Uma festa espetacular. Começou no estádio e rodou todo o centro da cidade. Comércio aberto até altas horas da noite. E para nossa felicidade, conseguimos pela primeira vez o tão sonhado acesso à elite do futebol mineiro - completou Buzuca.
No jogo contra o Tombense, pela terceira rodada do Mineiro 2023, será a primeira vez que a Caldense atuará oficialmente no local.
Em março de 2023 o time chegou a realizar um treino no estádio, em um coletivo preparatório para jogo diante do próprio Tombense. A partida, que na oportunidade ocorreu em Tombos, foi a última antes da paralisação do estadual daquele ano por conta da pandemia.
Com um ponto em dois jogos, a Caldense é vice-líder do Grupo B do Mineiro. A Veterana está atrás do América-MG, que tem seis pontos, na chave.
Para se manter na segunda posição e até tentar se aproximar do Coelho, a Caldense busca a vitória diante do Tombense.
💥️Veja outras notícias da Caldense no ge
O que você está lendo é [Contra Tombense, Caldense retorna à cidade de mata-mata do 1º acesso à elite do Mineiro].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments