Depois de início ruim, Vitória tenta evitar a quinta eliminação seguida na primeira fase do Baiano

Depois de cinco rodadas disputadas, o Vitória ocupa apenas a 8ª posição na tabela de classificação do Campeonato Baiano. A distância para o G-4 é de quatro pontos. A partir desta quinta-feira, quando recebe o Jacobinense, no Barradão, o Rubro-Negro tem quatro partidas para mudar o panorama e evitar a quinta eliminação consecutiva na primeira fase do estadual.

+ Veja a tabela da Copa do Nordeste
+ Confira a tabela de classificação do Campeonato Baiano

João Burse em treino do Vitória — Foto: Pietro Carpi/Divulgação/E.C. Vitória 1 de 1 João Burse em treino do Vitória — Foto: Pietro Carpi/Divulgação/E.C. Vitória

João Burse em treino do Vitória — Foto: Pietro Carpi/Divulgação/E.C. Vitória

A última vez em que o Vitória disputou o mata-mata do Campeonato Baiano foi em 2018, quando fez a melhor campanha da primeira fase, mas perdeu a decisão para o rival Bahia. O último título estadual do Leão foi conquistado um ano antes, em 2017, também contra o Tricolor.

Para voltar a pensar em título, o Vitória precisa, antes, alcançar o G-4. Com quatro pontos somados e mais 12 em disputa, o Rubro-Negro pode chegar a até 16 pontos, número que foi suficiente para disputar a semifinal em quatro das últimas cinco edições da competição estadual.

💥️Pontuação mínima de classificação nas últimas edições do Baiano:

Além do Jacobinense, adversário desta quinta-feira, o Rubro-Negro vai medir forças com Atlético de Alagoinhas, Jacuipense e Barcelona de Ilhéus. Os dois últimos da lista estão atualmente no G-4 do Campeonato Baiano e vão oferecer confrontos diretos importantes para os comandos de João Burse.

Outra boa notícia para o Vitória é que três dos quatro compromissos que tem pela frente vão ser disputados no Barradão. O Leão será visitante apenas na partida contra o Atlético de Alagoinhas, no dia 8 de fevereiro.

💥️Os jogos do 💥️Vitória💥️ na reta final do Campeonato Baiano:

Buscar a classificação com arrancada na reta final não é exatamente uma novidade para o Vitória de João Burse. No ano passado, o Rubro-Negro avançou ao mata-mata da Série C depois de chegar a ter apenas 2,6% de chances de classificação.

Além do treinador, alguns protagonistas daquela epopeia rubro-negra seguem no elenco, como o goleiro Dalton e os atacantes Rafinha e Tréllez. A esperança da torcida é de que o trio volte a escrever uma história de superação em vermelho e preto.

No ano passado, sob o comando de Dado Cavalcanti, o Vitória terminou a primeira fase do Campeonato Baiano na quinta posição. Com um ponto a menos que o Barcelona de Ilhéus, o Rubro-Negro se despediu após nove jogos, com três vitórias, quatro empates e duas derrotas.

Em 2023 o Vitória "pediu música" ao ser eliminado na primeira fase pelo terceiro ano seguido. Na última rodada, o time dependia de uma combinação de resultados, mas não fez nem a parte dele ao ficar no empate em 1 a 1 com o rebaixado Fluminense de Feira, no Barradão.

Na temporada de 2023, o Rubro-Negro disputou o estadual com um elenco de aspirantes, mas recorreu aos titulares nas rodadas finais, quando se viu obrigado a vencer os compromissos para conseguir a classificação. A estratégia não deu certo.

Mesmo com o time principal, o Vitória só empatou com Bahia de Feira e Doce Mel, nas duas últimas rodadas da primeira fase. A combinação eliminou o time, então treinado por Bruno Pivetti.

Em 2023, quando teve início a sequência de fracassos, o Rubro-Negro tinha Marcelo Chamusca como treinador e chegou à última rodada dentro do G-4. Mas uma derrota por 2 a 0 para o Fluminense de Feira, em pleno Barradão, fez o Leão perder a vaga para o Bahia.

O que você está lendo é [Depois de início ruim, Vitória tenta evitar a quinta eliminação seguida na primeira fase do Baiano].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...