Após lesão em 2022, Darlene projeta ano do Flamengo e comenta desejo de voltar à Seleção

Recuperada de uma lesão no ligamento do joelho, Darlene poderá voltar aos gramados em breve. Sem atuar desde março de 2022, a jogadora enfrentou momentos difíceis e espera reestrear pelo Flamengo nos próximos jogos. Com um grande desafio no início da temporada, a equipe estreia na Supercopa Feminina no próximo domingo (05), às 10h30, contra o Ceará, no Estádio Luso-Brasileiro.

Ainda ganhando ritmo de jogo, Darlene diz ter enfrentado “a lesão mais difícil de sua carreira”. A jogadora de 33 anos estava no Benfica, 💥️chegou ao Flamengo para o segundo semestre de 2023, e teve o contrato renovado até 2025.

- Não foi fácil. Graças a Deus estou em um grande clube, com ótimos profissionais, e isso ajudou bastante. A recuperação em si foi boa, mas foi muito difícil para mim, porque sou uma pessoa que vive e ama o futebol. Me cobro até hoje e penso “por que isso aconteceu comigo?”, mas digo que Deus tem um propósito muito maior na nossa vida. Agora vejo que passou, mas a recuperação demora. É uma das piores lesões que têm no futebol - relembra Darlene.

+ CBF divulga regulamento e tabela básica da Supercopa Feminina
+ CBF divulga tabela detalhada da Supercopa Feminina 2023; veja jogos

Recuperada de lesão, Darlene treina com o elenco do Flamengo — Foto: Paula Reis/CRF 1 de 1 Recuperada de lesão, Darlene treina com o elenco do Flamengo — Foto: Paula Reis/CRF

Recuperada de lesão, Darlene treina com o elenco do Flamengo — Foto: Paula Reis/CRF

De volta aos treinos em janeiro deste ano, Darlene contou sobre o dia no qual reencontrou as colegas. Adaptada na equipe e querida pela torcida, ela lembrou, emocionada, a recepção.

- Quando nos reapresentamos, fizemos os testes físicos. No primeiro treino normal que tive com a equipe, nosso roupeiro me deu um abraço e comecei a chorar. Me emocionei muito porque foram quase dez meses parada, foi muito significativo para mim. Nasci em uma família de atletas e cresci com a bola. Essa lesão me doeu muito, mas voltar com as meninas foi muito bom – contou.

A jogadora se sente segura para voltar a defender o Flamengo nos próximos jogos da Supercopa, mesmo que não seja durante os 90 minutos. Porém, visando as expectativas para toda a temporada, Darlene prega cautela na recuperação.

- A expectativa para voltar é grande, não só minha como de todos da equipe. Estou muito feliz só de voltar a pisar dentro de campo e treinar com as meninas. Ainda não definiram se vou poder jogar alguns minutos, vamos resolver essa semana. Se der tudo certo, vou ficar muito feliz. Não quero atropelar as coisas sabendo que ainda têm dois jogos da Supercopa e toda a temporada pela frente. Se puder ficar só no banco apoiando, vou estar ali. Se entrar, vai ser com uma vontade muito grande, porque meu desejo de estar ali é maior do que qualquer coisa - falou.

Admirada pelas meninas da base que integram a equipe profissional, Darlene é vista como a “voz da experiência” na equipe. A jogadora falou sobre a responsabilidade de ser um exemplo para as colegas de elenco.

- Eu sou muito tranquila com isso. Me sinto muito honrada quando as meninas vêm conversar comigo, me pedem conselhos e falam que são minhas fãs. Mas elas são como eu, não tem diferença entre nós. Brinco com todas, mas dentro de campo é diferente. No trabalho sou mais chata mesmo, puxo a orelha [risos] - contou Darlene.

Campeão da Ladies Cup em 2022, o Flamengo chega com a moral elevada para a temporada. Apesar de não ter participado do último ano por conta da lesão, Darlene afirma que o título trouxe mais entrosamento à equipe e aumentou as expectativas em cima do time.

Na Supercopa Feminina, o Flamengo enfrenta logo de início o Ceará, campeão do Brasileiro A2 na última temporada. Apesar de ter reformulado o elenco para este ano, Darlene acredita que o Vozão é um forte adversário.

- Estamos preparadas e esperançosas para levar essa Supercopa. Com certeza o Flamengo é um dos favoritos. Estamos com um dos melhores times, mas temos que colocar em prática. A Supercopa não é fácil, tem o Real Brasília, Corinthians, Internacional e Atlético-MG, por exemplo. O próprio jogo contra o Ceará vai ser difícil, apesar da reformulação do elenco - disse Darlene.

+ Fã de Bruno Henrique, Darlene deu "match" com torcida do Flamengo: "Não pensei duas vezes"

Darlene joga fora do Brasil desde os 16 anos e coleciona títulos ao redor do mundo, como o Nacional de Portugal, Supertaça, Liga Austríaca e até o Campeonato Brasileiro. Há três anos no Benfica, em Portugal, a jogadora pôde observar mudanças significativas no investimento no futebol brasileiro feminino quando retornou ao país.

- O futebol aqui mudou muito. Até em questões de recursos da CBF, premiações. Hoje os clubes conseguem trazer meninas de qualidade. Isso influenciou até outras jogadoras a voltarem para o Brasil, como eu. O apoio da torcida também aumentou e é muito bom. É muito gratificante essa presença da torcida. Ainda mais com a torcida do Flamengo, que é amor até o topo. Isso vai ser muito bom para nós, principalmente nesse primeiro jogo. Espero que todas as partidas deem bastante gente – falou.

+ Zagueira do Flamengo, Daiane elogia evolução do futebol feminino brasileiro e projeta Copa do Mundo em 2023

Darlene também elogiou os investimentos do Flamengo na modalidade – o time reformulou a equipe na última temporada. A jogadora, inclusive, equiparou a estrutura do clube a outros da Europa, como o próprio Benfica.

Darlene revelou ter recebido propostas de outras equipes ao redor do mundo, mas preferiu voltar ao Brasil e jogar no Flamengo, onde pretende continuar por um bom tempo.

- Com certeza esse investimento aqui me influenciou a voltar. Na verdade, eu não iria voltar para o Brasil agora. Tive outras propostas, estava indecisa. A proposta que recebi foi para voltar à China, só que era em setembro e estava sem jogar desde março, iria ficar muito tempo parada. Começaram a surgir times do Brasil, mas um dos times que eu queria era o Flamengo. Acreditei no projeto e aceitei voltar. Não pretendo sair daqui não - disse.

Experiente quando o assunto é Seleção Brasileira, Darlene tem convocações para torneios importantes no currículo, como a Olimpíada, Pan-Americano e Mundiais. A jogadora relembrou as últimas vezes com a equipe Canarinha e afirma continuar trabalhando para um futuro na Seleção.

- Não costumo falar muito da Seleção porque, de 2006 até 2023, estive em todas as convocações, só não ia quando estava lesionada. Depois que a Pia entrou, não fui mais chamada, mas isso não mexe comigo. Eu sei do meu potencial, do meu trabalho, de tudo o que fiz pela Seleção Brasileira. Não vou deixar de trabalhar, sempre estou trabalhando para isso. Se um dia for convocada por ela ou outra pessoa novamente, serei muito grata. É muito bom representar o nosso país e conviver com atletas adversárias em outros times, todas unidas em um objetivo só - falou Darlene.

Em ano de Copa do Mundo Feminina, Darlene elogiou o trabalho realizado pela treinadora do Brasil Pia Sundhage até o momento, e não descartou a possibilidade de uma nova convocação no futuro.

- O trabalho da Pia está indo bem, ela renovou muito a seleção, com meninas mais novas e com qualidade. Estarei torcendo sempre pela seleção e pelas minhas amigas. A Copa do Mundo está aí, temos que fazer um bom Mundial. Até brinquei esses dias que estou voltando de lesão e vou estar na Copa do Mundo [risos]. Estou aqui trabalhando e, se ela quiser me convocar, ficarei feliz e vou fazer o meu trabalho - finalizou.

+ Ceará feminino mira Flamengo na Supercopa; veja elenco do Vozão

A primeira fase da Supercopa do Brasil Feminina começa no sábado, dia 4 de fevereiro. As semifinais acontecem nos dias 8 e 9 de fevereiro. A grande final está marcada para um domingo, 12 de fevereiro. O Flamengo, representante do Rio de Janeiro na competição, estreia contra o Ceará no dia 5 de fevereiro, próximo domingo.

A Supercopa do Brasil tem mata-mata desde a fase inicial, e é definida nos pênaltis em caso de empate.

Os mandos de campo foram definidos através do ranking de Federações. Ou seja, o clube filiado à federação melhor ranqueada obteve a vantagem de jogar em casa.

Internacional x Athletico-PR, sábado (04), às 18h45, no Beira-Rio Real Brasília x Avaí/Kindermann, sábado (04), às 21h, no Serejão Corinthians x Atlético-MG, domingo (05), às 10h30, no Jardim Inamar 💥Flamengo x Ceará, domingo (05), às 10h30, no Estádio Luso-Brasileiro

O que você está lendo é [Após lesão em 2022, Darlene projeta ano do Flamengo e comenta desejo de voltar à Seleção].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...