São Paulo tem início promissor no Campeonato Paulista
O São Paulo em 2023 parece estar bem mais organizado do que na temporada passada. Com algumas contratações que foram concretizadas, o time pode evoluir taticamente e conseguir transitar entre diferentes posturas táticas. Será um ganho fundamental para a equipe, se conseguir jogar com a posse de bola, envolvendo o adversário ou atuar de maneira reativa utilizando a velocidade dos atacantes que jogam abertos na lateral do campo.
O São Paulo na temporada passada mostrava diversas dificuldades coletivas que tornava a equipe paulista lenta e pouco produtiva no setor ofensivo, não apresentando verticalidade. Por isso, acredito que esse setor mereceu maior atenção na atual temporada, recebendo mais reforços. Chegaram os atacantes Wellington Rato (ex-Atlético GO), Pedrinho (ex-América-MG), David (ex-Fortaleza), Marcos Paulo (emprestado do Atlético de Madrid) e Erison (que atuava no futebol português).
A posição de goleiro desde a saída de Rogério Ceni tem sido lacuna difícil de ser preenchida. O goleiro Rafael que estava no Atlético-MG, também, veio para tentar suprir essa vaga e assumiu a titularidade na equipe, até o momento.
O setor defensivo do São Paulo foi desfalcado na temporada passada, com a aposentadoria do zagueiro Miranda e a lesão grave de Arboleda, que formavam a dupla de zagueiros mais experientes do time. Atualmente, o time tem poucas opções para dar segurança à equipe e contratou o zagueiro Alan Franco, que atuava no futebol americano.
O zagueiro Lucas Beraldo, que vem da base do clube, é outra opção interessante para a defesa do Tricolor. No jogo contra a Portuguesa, pelo campeonato Paulista, Beraldo mostrou que consegue fazer bem sua função original, além de efetuar lançamentos precisos.
O meio-campista Jhegson Méndez, que atuava na Liga Norte Americana de Futebol, foi contratado para suprir a lacuna no início da construção de jogadas ofensivas. A falta de qualidade que tornava esse setor dependente de chutões para fazer ligações diretas defesa/ataque, deixava o time muito previsível e suscetível aos ataques dos adversários.
O atacante Caio Paulista foi outra aquisição, que possivelmente poderá suprir a ausência de Reinaldo, que deixou o clube paulista e foi para o Grêmio. Caio, que originalmente é um atacante de velocidade, também mostrou, no Fluminense com Fernando Diniz, que consegue jogar como lateral esquerdo. Para o São Paulo, é interessante ter jogadores versáteis, pois não tem um grande leque de opções.
Com esses reforços ficará bem mais fácil Rogério Ceni dar uma identidade híbrida ao time, para ser capaz de transitar entre diferentes posturas táticas, ou seja, ser controlador jogando com a posse de bola e envolvendo o adversário, ou jogando mais fechado e apostar nas transições rápidas.
A impressão que tenho é de que o treinador tem o planejamento de dar ao São Paulo, o mesmo hibridismo, que o Fortaleza tinha sob seu comando. Pode não dar certo, mas sem dúvida é uma ideia interessante, para um time que ficou tão carente de variações táticas. A dependência do oportunismo de seu atacante Calleri era notória, assim como a utilização de jogadas com bolas paradas para chegar ao gol adversário.
Em um primeiro momento, é natural que ocorram oscilações, mas pelo menos, o time tem um caminho a ser seguido. No Campeonato Paulista, até o momento, o São Paulo tem duas vitórias, dois empates e uma derrota, que não foi tão vexatória. No clássico, o Tricolor teve boa atuação e pressionou o Corinthians, principalmente no segundo tempo da partida, mas foi derrotado por 2 a 1.
Com esses reforços, o elenco do São Paulo está se tornando mais “encorpado”, mas Rogério Ceni ainda tem que controlar a quantidade de estrangeiros entre os titulares. Atualmente, o elenco conta com quantidade de jogadores estrangeiros acima do permitido pelas regras do futebol nacional.
Nesse período de formação de identidade, a qualidade do desempenho que a equipe está adquirindo, se torna muito importante para a consolidação de uma espinha dorsal taticamente equilibrada.
Os resultados podem não ser tão rápidos, até porque, testes para compor a formação ideal, ainda, estão sendo efetuados. É precoce fazer qualquer análise conclusiva, mas, há bons indícios de que o São Paulo continue em momento positivo e garanta a classificação para a fase de quartas de final do Paulistão, pois estamos no início do campeonato.
O que você está lendo é [São Paulo tem início promissor no Campeonato Paulista].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments