Justiça fecha setor da Bombonera após vídeos de estádio "tremendo"; Boca reclama
A Justiça ordenou neste sábado que um dos setores do Estádio da Bombonera, casa do Boca Juniors, fosse fechado preventivamente por conta de possíveis riscos estruturais. A decisão ocorre na véspera do duelo entre Boca e Central Córdoba, neste domingo, causando insatisfação na equipe de Buenos Aires, que pode ter até cinco mil torcedores a menos com a não utilização de parte das arquibancadas.
O pedido de fechamento da Tribuna Superior Sul foi feito pelo Ministério Público, que citou "potenciais riscos de segurança". A solicitação é consequência de uma investigação aberta sobre revendas ilegais de entradas e partidas com excesso de público no estádio - iniciada após o duelo entre Boca Juniors e Corinthians, nas oitavas de final da Copa Libertadores do ano passado.
Na ocasião, viralizou um vídeo gravado por um torcedor na qual é possível ver o estádio "balançando": duas partes da arquibancada separadas por um vão de construção se desnivelam conforme a torcida pula e canta. No último fim de semana, na partida contra o Atlético Tucumán, quando houve denúncias de excesso de público, novas imagens que mostram rachaduras que aparecem e desaparecem conforme o movimento da torcida também ganharam as redes sociais (veja acima).
A Justiça afirma que peritos realizaram um relatório que considerou que existem riscos, principalmente em cenários de excesso de público. Agora, o setor fechado passará por estudos técnicos e, possivelmente, por reformas estruturais.
O Boca Juniors se manifestou oficialmente contra o fechamento do setor em comunicado. O clube citou que a decisão foi tomada na véspera de uma partida para a qual os ingressos já tinham sido vendidos - e o time precisará reembolsar os torcedores envolvidos.
O Boca afirma que "sempre cumpriu os trâmites necessários" e que entregou dados sobre a estrutura aos peritos envolvidos e afirmou que a decisão é "injusta".
- É estranho que a Justiça tenha esperado até hoje para decretar o fechamento, deixando o clube e seus torcedores sem capacidade de resolver. O Boca Juniors lamenta esta decisão judicial, que considera injusta, discriminatória, surpreendente e inoportuna, pela proximidade do evento - diz o clube na nota divulgada.
No duelo contra o Atlético Tucumán na semana passada, houve relatos de excesso de público na Bombonera, deixando o Ministério Público ainda mais em alerta sobre o tema. A Justiça já havia obrigado o Boca a fazer um filtro para a partida deste domingo, em vez de permitir a entrada geral dos sócios: só poderia estar nas arquibancadas quem tivesse assistido a 12 dos últimos 15 jogos na Bombonera. Os torcedores reclamaram da medida, denunciando planos de sócios feitos recentemente e as dificuldades que fãs do interior da Argentina têm para manter uma regularidade no estádio.
Nos últimos anos, a imprensa argentina tem noticiado um debate sobre a necessidade do estádio, construído em 1938, passar por obras. Candidatos à presidência do clube recentemente têm endossado tal discussão e apresentado projetos para possíveis reformas completas da Bombonera - porém, nenhum avançou. A Bombonera tem capacidade para 57 mil torcedores - o Boca Juniors tem cerca de 315 mil sócios.
1 de 1 Bombonera vem apresentando rachaduras na Tribuna Sul — Foto: Reprodução/TwitterBombonera vem apresentando rachaduras na Tribuna Sul — Foto: Reprodução/Twitter
O que você está lendo é [Justiça fecha setor da Bombonera após vídeos de estádio "tremendo"; Boca reclama].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments