De vaga no G-4 à fuga do rebaixamento: os desafios dos clubes para o 2º turno do estadual

O segundo turno do Campeonato Piauiense se inicia no próximo final de semana e, se algumas apostas de antes do início da competição se mostraram acertadas, outras não se concretizaram. Para o returno, algumas equipes precisarão recalcular a rota para alcançarem seus objetivos.

+ Veja a tabela do Campeonato Piauiense

Atual campeão estadual e invicto, até aqui, na edição deste ano, o Vaqueiro Belchior confirmou ser um dos postulantes ao título da temporada 2023. A campanha de seis vitórias (incluindo dois W.O) e dois empates é similar ao desempenho do ano anterior, em que o clube conquistou seu primeiro título de campeão piauiense.

4 de Julho x Fluminense-PI, Campeonato Piauiense 2023 — Foto: Weslley Douglas/Fluminense-PI 1 de 7 4 de Julho x Fluminense-PI, Campeonato Piauiense 2023 — Foto: Weslley Douglas/Fluminense-PI

4 de Julho x Fluminense-PI, Campeonato Piauiense 2023 — Foto: Weslley Douglas/Fluminense-PI

+ Líder do primeiro turno, técnico do Fluminense-PI celebra: “Resultado é o mais importante”

A equipe parece ter engrenado justamente na sequencia mais difícil na competição, contra adversários diretos pelo título, e inicia a segunda metade da primeira fase com moral e “gordura” para conseguir a classificação para a fase de mata-mata.

Após três temporadas sem ir às finais do Piauiense, o Galo iniciou a competição rodeado de desconfianças. A equipe comandada por Gerson Gusmão, porém, se mostrou segura durante todos os seis jogos do primeiro turno.

River-PI x Corisabbá, Campeonato Piauiense 2023 — Foto: Pablo Cavalcante/ge 2 de 7 River-PI x Corisabbá, Campeonato Piauiense 2023 — Foto: Pablo Cavalcante/ge

River-PI x Corisabbá, Campeonato Piauiense 2023 — Foto: Pablo Cavalcante/ge

+ Análise: jogo seguro do River-PI mostra time mais maduro; reservas ganham moral

Com 18 pontos, o vice-líder da competição inicia o returno com mais certezas do que dúvidas. A folga na oitava rodada dá à comissão técnica tricolor mais tempo para treinar e recuperar o elenco. O Galo é hoje um dos favoritos a chegar às finais do Piauiense.

O Jacaré promoveu uma profunda reformulação em seu elenco para esta temporada. Com a manutenção de Fernando Tonet, o Altos até conseguiu fazer boas partidas, mas se demonstrou muito frágil defensivamente e pouco efetivo no momento de concluir as jogadas.

Jerson Testoni, treino do Altos — Foto: Divulgação/Altos 3 de 7 Jerson Testoni, treino do Altos — Foto: Divulgação/Altos

Jerson Testoni, treino do Altos — Foto: Divulgação/Altos

+ Falhas defensivas, falta de homem-gol e pouca intensidade: o que levou à queda de Tonet no Altos

Após a derrota para o Fluminense-PI, na 6ª rodada da competição, Tonet foi demitido e Jerson Testoni anunciado como novo treinador. Apesar da boa colocação dentro do G-4, o Alviverde inicia o segundo turno um passo atrás dos principais concorrentes ao título e o desempenho apresentado na primeira metade do estadual é insuficiente para objetivos maiores na temporada.

O Azulino iniciou o Campeonato Piauiense como um dos favoritos à conquista do estadual. A vitória na estreia, 2 a 0 sobre o 4 de Julho, somado à torcida que lotou o Piscinão nos jogos em casa, sugeriram que o Parnahyba chegava forte para a disputa, mas uma sequencia de empates e a derrota em casa 7ª rodada para o Comercial-PI, último colocado, aumentaram a pressão no Tubarão e permanência de Pedro Manta à frente do time passou a ser questionada.

Parnahyba x Comercial-PI, Piauiense 2023 — Foto: Eleven Sports 4 de 7 Parnahyba x Comercial-PI, Piauiense 2023 — Foto: Eleven Sports

Parnahyba x Comercial-PI, Piauiense 2023 — Foto: Eleven Sports

+ Derrota abala, e presidente do Parnahyba garante que clube vai passar por "mudanças drásticas"

Pela 8ª rodada, o Parnahyba visita o 4 de Julho, quinto colocado, e nova derrota tira o time da zona de classificação para as semifinais. Jogadores importantes como Kakin, Isac e Nixon precisam ser recuperados para que a equipe do litoral possa se recuperar na tabela.

Sem treinador até a publicação dessa matéria, o Colorado lida com a incerteza do comando técnico para a sequencia do estadual, após a queda de Leandro Campos, com a derrota para o Fluminense-PI, por 3 a 1, pela 7ª rodada.

4 de Julho x Fluminense-PI, Campeonato Piauiense 2023 — Foto: Weslley Douglas/Fluminense-PI 5 de 7 4 de Julho x Fluminense-PI, Campeonato Piauiense 2023 — Foto: Weslley Douglas/Fluminense-PI

4 de Julho x Fluminense-PI, Campeonato Piauiense 2023 — Foto: Weslley Douglas/Fluminense-PI

+ Leandro Campos não é mais o técnico do 4 de Julho

Com o segundo pior ataque da competição, o Gavião terá apenas dois jogos como mandante na última metade da primeira fase e vai precisar se reinventar, caso ainda sonhe com a classificação para a fase eliminatória. Ítalo Pica-Pau, um dos destaques e esperança de gols do atual elenco, deve retornar, mas não é suficiente para mudar o tetracampeão piauiense de patamar na competição.

A equipe comandada por Toninho Pesso foi um dos últimos times a iniciar a pré-temporada deste ano e a decisão repercutiu dentro de campo, com o Alvinegro mostrando bastante fragilidade na estreia do estadual, quando perdeu para o Altos por 3 a 0. De lá para cá, porém, a equipe mostrou evolução, apesar das limitações do elenco, e foi competitiva dentro e fora de casa.

Corisabbá x Comercial-PI, Campeonato Piauiense 2023 — Foto: Studio Águia Fotografias 6 de 7 Corisabbá x Comercial-PI, Campeonato Piauiense 2023 — Foto: Studio Águia Fotografias

Corisabbá x Comercial-PI, Campeonato Piauiense 2023 — Foto: Studio Águia Fotografias

+ Técnico do Corisabbá pede reforços para crescer no 2º turno: “Condição de buscar algo a mais”

A Águia tem no Tibério Nunes, onde teve suas principais atuações, uma arma para conquistar os pontos necessários para a manutenção na elite do Piauiense. Com um espinha dorsal bem definida, formada por Leandro Amorim, Uberaba, Esdras, Pedrinho, João Vitor e Bruno Henrique. O Cori tem tudo para ser um adversário duro até mesmo para os líderes da competição, apesar da colocação na tabela.

Lanterna do campeonato, jogadores investigados por suspeitas de manipulação de resultados, e sem recursos para contratar novos jogadores. O poço em que parece ter se metido a equipe de Campo Maior parecia não ter fundo e um rebaixamento eminente se desenhava para o atual campeão da Série B. Até que a vitória sobre o Parnahyba fora de casa, pela sétima rodada, reacendeu a esperança no Bode.

Parnahyba x Comercial-PI, Piauiense 2023 — Foto: Eleven Sports 7 de 7 Parnahyba x Comercial-PI, Piauiense 2023 — Foto: Eleven Sports

Parnahyba x Comercial-PI, Piauiense 2023 — Foto: Eleven Sports

+ Desconfiança e tensão: parceria entre Comercial-PI e JK Sports é marcada por turbulências e fracasso

Ainda na zona de rebaixamento e com problemas estruturais graves, o Comercial-PI ganhou sobrevida no campeonato com a primeira vitória e mostrou que determinação e empenho podem ser suficientes para roubar pontos dos adversários e brigar para se manter na elite do estadual.

O segundo turno do Campeonato Piauiense inicia neste final de semana, com três partidas.

Fluminense-PI x Comercial-PI – às 15h45, na Arena do Guerreiro, em Pedro IIAltos x Corisabbá – às 16h, no estádio Albertão, em Teresina

O que você está lendo é [De vaga no G-4 à fuga do rebaixamento: os desafios dos clubes para o 2º turno do estadual].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...