Julgamento da Copa do Brasil: veja o que diz os artigos usados pelo Guarani para reivindicar vaga

A ação que o Guarani moveu junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para reivindicar a vaga na Copa do Brasil tem como argumentos artigos do regulamento da própria competição nacional e também do Campeonato Paulista.

💥️O julgamento será nesta quarta-feira, em sessão do Pleno marcada para começar às 11h. O processo do Bugre é o último de uma lista de oito.

Um dos artigos citados na ação do clube é o de número 52 do regulamento do Paulistão do ano passado.

O texto diz o seguinte: "Concluída a competição, os 3 (três) melhores clubes classificados no Campeonato Paulista da Primeira Divisão - Série A1 - 2022 e o Clube Campeão do Interior, terão asseguradas a indicação para a Copa do Brasil de 2023".

Artigo 52 do regulamento do Paulistão de 2022 — Foto: Reprodução/FPF 1 de 3 Artigo 52 do regulamento do Paulistão de 2022 — Foto: Reprodução/FPF

Artigo 52 do regulamento do Paulistão de 2022 — Foto: Reprodução/FPF

O departamento jurídico do Guarani também cita o artigo 41, parágrafos terceiro, sexto e oitavo do regulamento da Copa do Brasil.

No parágrafo terceiro consta que nos Estados com direito a cinco vagas, três delas, obrigatoriamente, devem ser direcionadas aos três melhores clubes colocados na classificação final do respectivo campeonato estadual.

As outras duas vagas podem ser concedidas aos times melhores colocados em "torneios seletivos ou equivalentes" - no caso da Federação Paulista de Futebol (FPF), as competições são o Torneio do Interior e a Copa Paulista.

Parágrafos do artigo 41 do regulamento da Copa do Brasil — Foto: Reprodução/CBF 2 de 3 Parágrafos do artigo 41 do regulamento da Copa do Brasil — Foto: Reprodução/CBF

Parágrafos do artigo 41 do regulamento da Copa do Brasil — Foto: Reprodução/CBF

💥️O Bugre questiona o critério adotado pela FPF e pleiteia a vaga via Campeonato Paulista do ano passado. A argumentação é de que a FPF redirecionou uma vaga de forma equivocada, não prevista em regulamento, ao Botafogo-SP, vice-campeão do Torneio do Interior. Eram quatro vagas pelo estadual (três pela colocação no Paulista e uma para o campeão do interior).

Palmeiras (campeão Paulista) e Corinthians (terceiro no estadual), por jogarem a Libertadores, e o São Paulo (vice-campeão estadual), nono colocado no Brasileirão de 2022, asseguraram "classificação direta" à Copa do Brasil.

💥️+ CLIQUE AQUI e leia mais sobre o Bugre

Desta forma, Bragantino (quatro melhor no estadual), Ituano (quinto melhor) e São Bernardo (sexto melhor) ficariam, pelo regulamento, contemplados com as indicações para a Copa do Brasil de 2023.

O Troféu do Interior também dava ao campeão um lugar no torneio nacional e foi vencido pelo Ituano. O Guarani entende que, nesta situação, a vaga não deveria ter sido repassada ao vice, no caso o Botafogo-SP, e sim ao próximo melhor colocado do Paulistão, que foi o Bugre.

O mandado de garantia que o clube campineiro protocolou envolve CBF, FPF, Botafogo-SP, Criciúma e também a Federação Catarinense de Futebol.

Sorteio deu a vaga para a Copa do Brasil ao Criciúma — Foto: CBF TV 3 de 3 Sorteio deu a vaga para a Copa do Brasil ao Criciúma — Foto: CBF TV

Sorteio deu a vaga para a Copa do Brasil ao Criciúma — Foto: CBF TV

💥️O Guarani perdeu, em 16 de janeiro, o sorteio para o Criciúma após empate entre os times na disputa pela décima vaga via Ranking Nacional de Clubes (RNC). O pedido do Bugre é para a suspensão do sorteio e também contesta a indicação do Botafogo-SP por parte da FPF para participar da Copa do Brasil.

Diante da polêmica, o Guarani acionou o TJD-SP (Tribunal de Justiça Desportiva) contra a FPF pela distribuição das vagas e o STJD também contra a CBF por avaliar que a instituição, organizadora do evento, deveria ter cuidado para que as indicações vias federações seguissem critério exclusivamente técnico.

O que você está lendo é [Julgamento da Copa do Brasil: veja o que diz os artigos usados pelo Guarani para reivindicar vaga].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...