Capixaba 2023: Goleiros brilham em pênaltis e queda de técnico na 4ª rodada
É tanto acontecimento ao mesmo tempo que fica difícil compreender a briga de cada clube no Campeonato Capixaba 2023. A quarta rodada manteve o meio da tabela embolado, começando com o Rio Branco-ES jogado de vez para a parte debaixo, passando pelo Vilavelhense evitando o primeiro empate do torneio e a Desportiva Ferroviária encerrando a rodada com vexame.
A quarta rodada teve início na última sexta-feira, novamente com o Serra vencendo, no Robertão. Após a derrota do Rio Branco-ES, o Atlético Itapemirim perdeu para o Vilavelhense e também segue no Z-2. O Real Noroeste fechou o fim de semana com vitória diante do Nova Venécia. Na segunda-feira, como um bom clichê, o Vitória-ES bateu o Estrela do Norte. Na terça-feira, o Porto Vitória goleou a Desportiva, por 4 a 0.
A rodada assegura o Vitória-ES na liderança, enquanto Rio Branco-ES e Atlético Itapemirim seguem no Z-2.
No primeiro tempo do jogo contra o Real Noroeste, Emerson Martins deixou o Nova Venécia em vantagem numérica dentro de campo, quando provocou a expulsão do zagueiro Diego Baiano. No lance, o volante sentiu uma lesão e acabou sendo substituído.
Diego Baiano, do Real Noroeste, após entrada em Emerson Martins — Foto: TV Educativa/Governo do ES
Emerson não foi para o vestiário e seguiu acompanhando o jogo do banco de reservas. Porém, no segundo tempo, após uma disputa de bola, Alysson Caucaia derrubou Geisandro na frente do banco do Leão. Emerson levantou e deu um tapa no peito do jogador do Real e o árbitro Dyorgines Padovani expulsou o volante.
Emerson Martins, do Nova Venécia, empurra Alysson Caucaia e é expulso — Foto: TV Educativa/Governo do ES
Mesmo com quatro rodadas finalizadas, o Campeonato Capixaba 2023 tem cinco gols contra. A média é alta e supera um por rodada. E, nesta quarta, dois defensores jogaram contra o próprio patrimônio: Geisandro (Nova Venécia) e João Sorriso (Desportiva Ferroviária).
O Clássico do Noroeste, entre Nova Venécia e Real Noroeste foi definido com um golaço, mas contra. No segundo tempo, Juninho Potiguar cruzou da esquerda, tentando achar o meia Luis Felipe. Na entrada da área, o jogador do Real escorrega, mas o lateral Geisandro, na tentativa de tirar o perigo, pegou de primeira e acertou a bola no canto direito do goleiro Yuri, que nada pôde fazer.
A Desportiva foi goleada, por 4 a 0, pelo Porto Vitória, com dois gols simulares. O primeiro, não foi contra, mas Esley tenta impedir a finalização de Alex Pixote e o desvio engana o goleiro Robert e fica oferecida a Edinho. Já o segundo, João Sorriso não deu sorte. No lance, Matheus Bidick avançou pela direita, cruzou e o zagueiro na hora de cortar encobriu o próprio goleiro.
O clássico entre Serra e Rio Branco-ES, que abriu a quarta rodada do Campeonato Capixaba 2023, estava empatado em 1 a 1 até aos 53 minutos do segundo tempo, quando o zagueiro Weverton Fugão desviou de cabeça, uma cobrança de lateral de Lucas Hian. O gol garantiu a vitória do Tricolor e levou às lágrimas o técnico Ney Barreto.
Ney Barreto chora após vitória dramática do Serra — Foto: TV Educativa/Governo do ES
Na quinta-feira, quando o relógio marcou 17h15, o árbitro encerrou a partida entre Vitória e Vilavelhense, no estádio Salvador Costa, válida pela terceira rodada. No sábado, exatamente às 17h, teve início o jogo do mesmo Vila, agora contra o Atlético Itapemirim, no estádio Kleber Andrade, pela quarta rodada do Estadual.
A diferença de tempo, entre o fim de um jogo para o início do outro, foi de 47 horas e 45 minutos, menor que as 48 horas mínimas, determinadas pelo Artigo 23 do Regulamento Geral da Federação de Futebol (FES).
1 de 2 Artigo 23 do Regulamento Geral de Competições da FES — Foto: FESArtigo 23 do Regulamento Geral de Competições da FES — Foto: FES
Apesar de não ter tido o tempo mínimo de descanso, entre uma partida e outra, o Vila não saiu no prejuízo. Após ser derrotado pelo Vitória, na quinta-feira, o time canela-verde venceu o Galo, por 1 a 0, no sábado, e subiu na tabela de classificação.
O primeiro confronto da história entre Desportiva Ferroviária e Porto Vitória terminou com derrota desconcertante do time grená. Antes da bola rolar, quem ficou "sem jeito" foi o volante Esley. No túnel do Kleber Andrade, o jogador foi cumprimentar o Maquinista Grená, mascote da Tiva, mas ficou "no vácuo".
Esley fica no vácuo ao cumprimentar mascote — Foto: TVE
No final do primeiro tempo da partida, o atacante Charles, do Porto Vitória, sofreu falta de Rael e precisou sair de maca. Após cerca de dois minutos de jogo parado, o atacante foi punido pelo árbitro Rafael Lourenço de Oliveira (FES) já fora de campo. No fim, Charles foi amarelado assim como o jogador da Desportiva.
Na súmula, o juiz justificou a punição: “após receber a falta solicitou atendimento e entrada da maca, assim que os maqueiros se aproximou quis levantar com a intenção de não ter que sair de campo, após ser alertado que ele iria sair de campo devido a demora no atendimento, quis ser transportado pelos maqueiros”.
Retirado de maca, Charles é amarelado — Foto: TVE
O confronto entre Estrela do Norte e Vitória-ES podia ter sido decidido nas cobranças de pênalti, ainda que durante os 90 minutos. Em jogo de três penalidades, o aproveitamento foi de 33%. O Vitória-ES abriu o placar assim e teve a chance de ir para a segunda etapa com vantagem de dois gols, mas, novamente na marca da cal, Tony parou em Júlio César. O Estrela teve a chance de empatar nos minutos finais, mas Allan Camillato impediu Geraldo.
Júlio César, do Estrela, defende o pênalti de Tony — Foto: TVE
Allan Camillato foi importantíssimo nos apuros recentes do Vitória-ES. O goleiro defendeu dois pênaltis no Campeonato Capixaba 2023. Na estreia, ele não foi vazado no clássico contra a Desportiva Ferroviária. Agora, no primeiro compromisso fora da Grande Vitória, Camilatto salvou o Alvianil de perder os 100% de aproveitamento.
Allan Camillato, do Vitória-ES, defende pênalti — Foto: TVE
Na quarta rodada aconteceu a primeira demissão de treinador. Após a derrota para o Vitória-ES, por 3 a 1, no Sumaré, o Estrela do Norte anunciou o desligamento do técnico Vladimir de Jesus, por meio das redes sociais. Vladimir deixou o Estrela do Norte com os mesmos três pontos do Rio Branco-ES, que está na zona de rebaixamento. O Alvinegro do Sul do Estado não está no Z-2 porque tem um gol de saldo a mais que o Capa-Preta, vice-lanterna.
2 de 2 Vladimir de Jesus, técnico do Estrela do Norte — Foto: Vinícius AntunesVladimir de Jesus, técnico do Estrela do Norte — Foto: Vinícius Antunes
Henrique Tiririca abriu a quarta rodada do Campeonato Capixaba 2023 com golaço. Ainda no primeiro tempo, em cobrança de falta que poderia ter sido lançada na área, o volante do Serra bateu direto no gol. Mesmo a falta sendo de muito longe, o goleiro Diogo, do Rio Branco-ES, não foi capaz de fechar o angulo esquerdo.
No estádio do Sumaré, o meia Alemão, do Vitória-ES, e o zagueiro Anderson Penna, do Estrela do Norte, marcaram gols da entrada da área. O jogador do Alvianil tabelou com Carlinhos, cortou para o lado direto e finalizou no canto esquerdo. Já o segundo golaço foi na etapa final. Após a bola ficar oferecida, Anderson Penna soltou o pé no canto esquerdo.
Veja mais notícias no ge.globo/es e siga o ge ES no Instagram e no Twitter.
O que você está lendo é [Capixaba 2023: Goleiros brilham em pênaltis e queda de técnico na 4ª rodada].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments