Cruzeiro volta a receber Atlético-MG no Independência após 11 anos; histórico recente tem título e jejum

Após 11 anos, o Cruzeiro volta a ter o Independência como casa em uma temporada. E o tempo é o mesmo em que o time não manda um clássico contra o Atlético-MG no estádio. Os times duelam nesta segunda-feira, às 20h (de Brasília), pela quinta rodada do Campeonato Mineiro.

💥️+ Notícias do Cruzeiro💥
💥️+ Contratações do Cruzeiro: veja quem chega, quem fica e quem sai💥
💥️+ Sabe tudo sobre Cruzeiro x Atlético no Independência? Faça o Quiz!

Em 2012, o Independência foi reinaugurado após grande reforma e seria a casa dos times da capital, enquanto o Mineirão passava pelo mesmo processo visando à Copa do Mundo de 2014. O clássico do Estadual foi na Arena do Jacaré, e o encerramento do primeiro turno do Brasileiro foi o primeiro clássico entre os times no remodelado estádio.

O jogo da 19ª rodada aconteceu em 26 de agosto daquele ano. Foi marcado por três expulsões (uma do Cruzeiro e duas do Atlético) e teve emoção até o último lance. O time celeste abriu o placar com Wallyson, e o rival virou com Leonardo Silva e Ronaldinho, já nos acréscimos. Mas, no apagar das luzes, o zagueiro Mateus garantiu o empate de cabeça.

A partir de 2013, o Cruzeiro voltou a ter o Mineirão como casa, mandando jogos no interior do estado e no Independência em períodos pontuais. Assim, disputou diversos clássicos contra o Atlético no estádio da Região Leste de BH, mas sempre como visitante. Período que teve jejuns, mas também capítulos alegres para o clube. Atualmente, são cinco jogos sem vencer o adversário no estádio, com quatro derrotas e um empate.

Cruzeiro tem o Independência como casa em 2023 — Foto: Cris Mattos/STAFF IMAGES/Cruzeiro 1 de 1 Cruzeiro tem o Independência como casa em 2023 — Foto: Cris Mattos/STAFF IMAGES/Cruzeiro

Cruzeiro tem o Independência como casa em 2023 — Foto: Cris Mattos/STAFF IMAGES/Cruzeiro

No total, foram 20 partidas no estádio, desde 2012, com quatro vitórias, cinco empates e 11 derrotas. O maior jejum cruzeirense foi justamente no período inicial, quando ficou nove jogos sem vencer no estádio. A primeira vitória foi na 6ª rodada do Brasileirão de 2015, por 3 a 1. Os gols foram de Marquinhos, Gabriel Xavier e Jemerson (contra).

No ano seguinte, duas vitórias importantes do Cruzeiro sobre o maior rival jogando no Independência. No Mineiro, Rafael Silva, questionado pela torcida, marcou gol da vitória por 1 a 0 e comemorou imitando uma galinha, em provação ao Atlético. No Brasileirão, mesmo com três expulsos, o time treinado por Paulo Bento venceu por 3 a 2, gols de Duvier Riascos, Alisson e Bruno Rodrigo.

A última vitória cruzeirense em clássicos no estádio foi em 4 de março de 2018, pelo Mineiro, com gol solitário do centroavante Raniel. Na finalíssima de 2023, o empate por 1 a 1, com gol de Fred, garantiu o título à Raposa, que vencera a ida por 2 a 1, no Mineirão. Aquele foi o último título estadual do clube.

Também desde o fechamento do Mineirão para reformas para a Copa, em 2010, o principal clássico do estado passou a ser disputado, na maioria das vezes, com torcida única ou com o mandante tendo 90% dos bilhetes. O Cruzeiro não tem sua maioria esmagadora nas arquibancadas desde 2023.

O último jogo foi pelo returno do Campeonato Brasileiro. Em 2023, o Atlético foi mandante do duelo na primeira fase do Mineiro. Em 2023, o Cruzeiro esteve nessa situação, mas o Mineirão teve os portões fechados em função da pandemia da Covid-19. No ano passado, o mando voltou a ser do rival, a e a final, disputada em jogo único, teve 50% dos ingressos para cada torcida.

Assista: tudo sobre o Cruzeiro no ge, na Globo e no Sportv

O que você está lendo é [Cruzeiro volta a receber Atlético-MG no Independência após 11 anos; histórico recente tem título e jejum].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...