Cruzeiro x Atlético-MG: Galo tem bom retrospecto recente, mas tenta quebrar jejum de visitante

Depois de 10 meses de espera, o clássico mineiro está de volta. Nesta segunda-feira, pela 5ª rodada do Estadual, o Cruzeiro recebe o Atlético-MG no Independência, às 20h (clique aqui e saiba mais). Para o Galo, é a chance de manter o bom retrospecto recente nos duelos, e tentar a primeira vitória de visitante desde 2017.

Há mais de cinco anos, o Galo vencia o Cruzeiro, sem ter o mando de campo, pela última vez. Foi no Campeonato Brasileiro, de virada, no time comandado por Oswaldo de Oliveira. Desde então, foram sete clássicos com a Raposa de mandante, com quatro derrotas alvinegras e três empates, incluindo a perda do título mineiro de 2018 e 2023, além da eliminação na Copa do Brasil.

O clássico mineiro ficou mais escasso nos últimos anos, com a ida do Cruzeiro para a Série B durante três temporadas seguidas. Mas irá voltar à normalidade, ao menos em termos de quantidade, com o retorno do rival alvinegro para a Série A. São três duelos garantidos, com potencial para chegar a cinco se houver confronto no mata-mata estadual.

Lance do último clássico entre Atlético e Cruzeiro: campo neutro — Foto: Ramon Bitencurt/ FMF 1 de 1 Lance do último clássico entre Atlético e Cruzeiro: campo neutro — Foto: Ramon Bitencurt/ FMF

Lance do último clássico entre Atlético e Cruzeiro: campo neutro — Foto: Ramon Bitencurt/ FMF

Nos últimos 10 clássicos, o Atlético tem um aproveitamento de 56%. Venceu cinco vezes, com três derrotas e dois empates. São duas vitórias consecutivas, ambos no Campeonato Mineiro de 2022. Triunfo de 2 a 1 no Mineirão, na primeira fase, e outra vitória de 3 a 1 na final única, com o estádio igualmente dividido entre as torcidas.

Um fato novo para o reencontro dos rivais em 2023 é que o Cruzeiro exercerá seu mando de campo no Independência, com a torcida do Atlético tendo direito a pouco menos de 2 mil entradas. O jogo terá casa cheia. A última vez que o Galo foi visitante em clássico no Horto - Brasileiro de 2012, quando o Mineirão estava fechado, no famoso gol da arrancada de Ronaldinho Gaúcho.

O próprio Atlético não mandava mais jogos do clássico no Independência. Depois da vitória de 2 a 0 no turno do Brasileiro de 2023 - gols de Vina e Nathan, o Galo passou a atuar no Mineirão como mandante. Todos os cinco últimos clássicos foram no Gigante da Pampulha. Sendo que Galo x Cruzeiro aconteceu apenas uma vez em 2023 (vitória alvinegra com golaço de Otero e Sampaoli no camarote), e em 2023 (vitória celeste com gol de Aírton).

Assista: tudo sobre o Atlético no ge, na Globo e no Sportv

O que você está lendo é [Cruzeiro x Atlético-MG: Galo tem bom retrospecto recente, mas tenta quebrar jejum de visitante].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...