ChatGPT: algoritmo responde sobre o futebol pernambucano, alimenta polêmicas e comete erros
Um dos principais assuntos desse início de ano, o ChatGPT, algoritmo de respostas geradas por Inteligência Artificial, vem ganhando mais e mais usuários ao redor do mundo, com direito a abrir vários debates sobre o uso da ferramenta, que recentemente lançou uma versão paga.
E se tem polêmica, é óbvio que o mundo do futebol não ia ficar de fora.
Sendo assim, o ge Pernambuco fez ao ChatGPT algumas perguntas, que sempre abrem debates no futebol do Estado, e obteve respostas que poderão servir para apimentar ainda mais a rivalidade local. Ao mesmo tempo, em alguns questionamentos, a Inteligência artificial também se deu o direito de ficar em cima do muro. Já em outras, errou mesmo.
+ ChatGPT: fizemos as perguntas mais polêmicas do futebol brasileiro para o algoritmo
1 de 10 ChatGPT, algoritmo que foi desenvolvido para a criação de diálogos virtuais — Foto: Lionel Bonaventure/AFPChatGPT, algoritmo que foi desenvolvido para a criação de diálogos virtuais — Foto: Lionel Bonaventure/AFP
Confira aqui as perguntas, e principalmente as respostas, dadas pelo ChatGPT ao lidar com assuntos relacionados ao futebol de Pernambuco. É importante lembrar que a base de dados do algoritmo vai até 2023.
Aqui uma resposta que certamente irá desagradar os tricolores, já que para a Inteligência Artificial, a maior rivalidade do Estado fica entre Sport e Náutico. Apelidado de "Clássico dos Clássicos" é terceiro mais antigo do País, atrás apenas de Botafogo x Fluminense e do Grenal.
2 de 10 ChatGPT aponta Sport x Náutico como a maior rivalidade do futebol de Pernambuco — Foto: ReproduçãoChatGPT aponta Sport x Náutico como a maior rivalidade do futebol de Pernambuco — Foto: Reprodução
Quando questionado sobre qual "o maior clássico do futebol de Pernambuco", a resposta foi a mesma: Sport x Náutico. Mas aqui um erro, ao chamar o jogo também de "Clássico das Multidões", nome que se aplica ao jogo entre Sport e Santa Cruz, por terem as duas maiores torcidas do estado.
Por falar nisso...
Aqui a inteligência Artificial foi direta e apontou o Sport, tomando como base as várias pesquisas feitas que mostram os rubro-negros à frente. Mas para "fazer média", o ChatGPT também cita Náutico e Santa Cruz como clubes " que também possuem uma grande quantidade de fãs e seguidores em todo o estado".
3 de 10 ChatGPT aponta torcida do Sport como a maior de Pernambuco — Foto: ReproduçãoChatGPT aponta torcida do Sport como a maior de Pernambuco — Foto: Reprodução
Aqui o ChatGPT ficou em cima do muro. Mas se explicou: "Como um modelo de linguagem baseada em inteligência artificial, eu não tenho a capacidade de prever o futuro com certeza".
E ainda mandou essa: "Além disso, é importante lembrar que o futebol é um esporte imprevisível e qualquer equipe pode surpreender em um determinado dia. Portanto, só poderemos saber qual clube será campeão do Campeonato Pernambucano em 2023 após o término da competição".
4 de 10 ChatGPT fica "em cima do muro" ao responder sobre campeão pernambucano de 2023 — Foto: ReproduçãoChatGPT fica "em cima do muro" ao responder sobre campeão pernambucano de 2023 — Foto: Reprodução
Resposta padrão que foi dada também quando questionado sobre acessos de Sport, Náutico e Santa. E também quando a pergunta é alterada para "qual clube é o favorito para ser o campeão pernambucano de 2023.
A inteligência Artificial lembra da hegemonia do trio de ferro da capital, mas cita que "outros clubes também vêm se destacando nas últimas temporadas" e cita Salgueiro e Afogados, como equipes que "podem surpreender na disputa pelo título." A Coruja, no entanto, está na zona de rebaixamento.
+ Veja a tabela do Campeonato Pernambucano
5 de 10 ChatGPT fica "em cima do muro" ao apontar o favorito ao título do Pernambucano 2023 — Foto: ReproduçãoChatGPT fica "em cima do muro" ao apontar o favorito ao título do Pernambucano 2023 — Foto: Reprodução
O ChatGPT foi mais uma vez direto e apontou o Salgueiro como o maior do interior do Estado, deixando para trás o Central. Pesou, sobretudo, o título pernambucano conquistado pelo Carcará em 2023, o único de um clube fora da capital na história.
6 de 10 ChatGPT aponta o Salgueiro como maior clube do interior de Pernambuco — Foto: ReproduçãoChatGPT aponta o Salgueiro como maior clube do interior de Pernambuco — Foto: Reprodução
💥️Aqui o ChatGPT bugou! A Inteligência Artificial deu uma resposta repleta de erros. A começar por apontar o Sport como o maior campeão em sequência do Estado, e não o Náutico, único hexacampeão pernambucano (1963-1968). Além disso disse que o Leão ganhou dez (?!!!) vezes consecutivas o estadual, entre 1958 e 1967.
Nesse período, o Leão levantou a taça três vezes (1958, 1961 e 1962). Já o Santa ficou com o título em 1959, enquanto o Náutico, como se sabe, foi campeão nos demais anos.
E tem ainda mais erros....
7 de 10 ChatGPT erra em resposta sobre o maior campeão em sequência do Pernambucano — Foto: ReproduçãoChatGPT erra em resposta sobre o maior campeão em sequência do Pernambucano — Foto: Reprodução
Na mesma resposta, é dito que outros grandes período de conquistas do Sport foram entre 1980 a 1983 (o Leão foi tri entre 1980 a 1982, mas em 1983 a taça ficou com o Santa) e cita também os títulos entre 1998 e 2000, se esquecendo que o Rubro-negro havia sido campeão também em 1996 e 1997, sendo portanto penta. Já o outro penta, entre 2006 e 2010, é ignorado.
A Inteligência artificial cita ainda que o Náutico foi hepta, ao ser campeão entre 1963 e 1969 (o que vai de encontro ao início da resposta e ainda dá aos alvirrubros a taça de 1969, que é do Santa Cruz). E aponta que o Tricolor foi hexa entre 1975 e 1980.
Nesse período, o Santa levantou o Pernambucano em 1976, 1978 e 1979. Já o Sport foi campeão em 1975, 1977 e 1980. Ao mesmo tempo, ignora o penta coral entre 1969 e 1973.
8 de 10 CHatGPT erra ao citar campeões pernambucanos — Foto: ReproduçãoCHatGPT erra ao citar campeões pernambucanos — Foto: Reprodução
Outra resposta que poder gerar controvérsias. O ChatGPT faz questão de citar grandes nomes do futebol pernambucano como Ademir de Menezes, Almir Pernambuquinho, Givanildo Oliveira e até Nunes (que é sergipano), antes de apontar Vavá, bicampeão mundial com a seleção brasileira em 1958 e 1962 como o maior de todos.
A Inteligência Artificial, no entanto, sequer cita outros pernambucanos campeões do mundo com o Brasil como Ricardo Rocha (1994) e Rivaldo (2002), que também foi eleito pela Fifa o melhor jogador do mundo em 1999.
9 de 10 ChatGPT aponta Vavá, bicampeão com a seleção, como o maior jogador pernambucano da história — Foto: ReproduçãoChatGPT aponta Vavá, bicampeão com a seleção, como o maior jogador pernambucano da história — Foto: Reprodução
💥️A controvérsia também aparece quando a Inteligência Artificial responde sobre qual o maior jogador da história de Sport, Santa Cruz e Náutico.
No Leão, o citado como o maior de todos é Ademir Menezes, vice campeão da Copa do Mundo de 1950, ídolo no Vasco, mas que ganhou apenas o Pernambucano de 1941 com o Sport. Leonardo, Manga, Juninho Pernambucano e Magrão também são lembrados
No Santa, o escolhido pela Inteligência Artificial foi Fernando Santana, pentacampeão pelo Tricolor entre 1969 e 1973. Entre os outros citados estão Nunes e Luciano Veloso, que também atuaram pelo clube na década de 1970. Mas Ramon, artilheiro do Brasileiro de 1973, e o próprio Givanildo, citado anteriormente, foram esquecidos.
Mas foi no Náutico a escolha mais fora do comum.
10 de 10 ChatGPT erra e aponta Valdemar Carabina como maior jogador do Náutico — Foto: ReproduçãoChatGPT erra e aponta Valdemar Carabina como maior jogador do Náutico — Foto: Reprodução
Isso porque o ChatGPT citou como o maior jogador alvirrubro da história Valdemar Carabina, que sequer atuou no clube. O ex-zagueiro foi ídolo no Palmeiras, onde atuou por 12 anos, entre 1954 e 1966. Além do Verdão defendeu apenas o Comercial, de Ribeirão Preto, onde encerrou a carreira.
No Náutico, a história de Valdemar Carabina se resume a uma passagem como técnico em 1976.
Na resposta dada também estão errados a data e o local de nascimento de Carabina (nasceu em 1932, em São Paulo) e também sua posição, ao chamá-lo de atacante, quando na verdade era zagueiro.
O que você está lendo é [ChatGPT: algoritmo responde sobre o futebol pernambucano, alimenta polêmicas e comete erros].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments