"Mandante" contra o Ceilândia, Santos tem punição a cumprir na Copa do Brasil; entenda

O Santos estreia na Copa do Brasil contra o Ceilândia. Os times se enfrentam às 20h (de Brasília) desta quinta-feira, no estádio da Boca do Jacaré, em Taguatinga, no Distrito Federal. Mas, apesar de estar longe da Vila Belmiro, o Peixe terá um ambiente de mandante.

Na última semana, a Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), comunicou o Ceilândia que a partida terá presença de torcida única, conforme laudo técnico do estádio. Mas como a absoluta maioria seria de santistas, o visitante acabará sendo o "mandante" no duelo.

Curiosamente, o Santos ainda precisa cumprir uma punição de duas partidas com portões fechados na Vila Belmiro, sem a presença de torcida, justamente na Copa do Brasil deste ano.

💥️Leia mais sobre o 💥️Santos💥️:
💥️+ Odair diz que Santos jogará com titulares na estreia na Copa do Brasil
💥️+ Santos x Corinthians: veja preços e como comprar ingressos

Cássio sofre agressão em Santos x Corinthians — Foto: Fernanda Luz/AGIF 1 de 1 Cássio sofre agressão em Santos x Corinthians — Foto: Fernanda Luz/AGIF

Cássio sofre agressão em Santos x Corinthians — Foto: Fernanda Luz/AGIF

A punição ocorreu pela invasão de torcedores ao gramado da Vila Belmiro e pela agressão ao goleiro Cássio na partida contra o Corinthians, pelas oitavas de final da Copa do Brasil de 2022. Após perder o jogo de ida por 4 a 0, o Peixe venceu o rival por 1 a 0, placar insuficiente para reverter a vantagem corintiana e o time foi eliminado.

Jean Pierre Gonçalves Lima, árbiro da partida, relatou na súmula que torcedores do Peixe arremessaram bombas no gramado e que Cássio foi agredido após o fim do jogo. O clube acabou sendo denunciado no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva).

O Peixe foi enquadrado no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), nos parágrafos I, II e III , que prevê punições por "deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir":

I - desordens em sua praça de desporto;
II - invasão do campo ou local da disputa do evento desportivo.
III - lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo.

O clube também respondeu pelo artigo 191 do CBJD, por causa do uso de sinalizadores nas arquibancadas da Vila Belmiro.

Inicialmente, o julgamento indicou que o clube seria punido com a perda de mandos de campo. Porém, o presidente da comissão, Luis Procópio, sugeriu a mudança para portões fechados. Além disso, também foi aplicada multa de R$ 35 mil ao clube.

Em Ceilândia, segundo o clube do Distrito Federal, do total de ingressos até a última sexta-feira, 80% foram adquiridos pela torcida do Santos, fato que obrigou a direção do clube local a acatar a decisão de torcida única e disponibilizar a carga total de ingressos aos torcedores do Peixe.

+ Clique aqui e saiba tudo sobre o Santos

🎧 💥️Ouça o podcast ge Santos🎧

O que você está lendo é ["Mandante" contra o Ceilândia, Santos tem punição a cumprir na Copa do Brasil; entenda].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...