VÍDEO: Avó narra jogo do Paysandu para neto deficiente visual: "Sinto que ele está percebendo tudo"

Feche os olhos, agora imagina aquele lance do seu time do coração que mais marcou para você. Tenta lembrar a reação da torcida e a emoção que sentiu naquele momento. “É uma mistura de sentimentos”, assim o jovem de 17 anos Lucas Costa, que é deficiente visual, definiu a sensação de acompanhar uma partida do Paysandu narrada pela avó Maria do Carmo.

Avó narra jogo do Paysandu para neto deficiente visual — Foto: Reprodução/Redes Socias 1 de 2 Avó narra jogo do Paysandu para neto deficiente visual — Foto: Reprodução/Redes Socias

Avó narra jogo do Paysandu para neto deficiente visual — Foto: Reprodução/Redes Socias

Viralizou nas redes sociais o vídeo da Maria do Carmo narrando os lances do jogo entre Paysandu e Real Ariquemes para o neto Lucas Costa. A partida foi válida pelas oitavas de final da Copa Verde e o Papão venceu por 3 a 0, se classificando para a próxima fase da competição.

O 💥️ge Pará procurou o jovem e a avó, que contaram como é programação nos dias dos jogos do Paysandu. Lucas destaca que a narração da “Mãe”, como ele também chama a dona Maria do Carmo, inicia muito antes das partidas.

– O processo começa desde a saída de casa, durante o trajeto até o estádio, no ônibus, ela vai me descrevendo como está a rua, o movimento, a chegada ao estádio, o clima, se tem muita gente e vou percebendo também através da audição. Quando entramos no estádio, ela vai me descrevendo se os jogadores estão aquecendo, se já vai começar e quando começa, ela me narra tudo.

Na narração da Maria do Carmo ela não fala os nomes dos jogadores, apenas os números que têm nas camisas, mas também nem precisa, Lucas já sabe cór a numeração e os atletas que vestem.

– Não gravo o nome do jogador, falo para ele quando o Paysandu está atacando ou quando está sendo atacado. Quando o jogador faz o gol, eu falo o número da camisa. Falei para ele: “o camisa nove fez o gol”. Eu grito, pego na mão dele, pulo e vibro junto com ele. Ele se sente muito à vontade, muito feliz. Fico narrando do começo ao fim. Sinto que ele está percebendo tudo. Para mim é muito gratificante poder ajudar o meu neto. Ele é um torcedor fanático do Paysandu – afirma Maria do Carmo.

E na hora do gol, o momento mais esperado em uma partida de futebol, a emoção toma conta da avó e do neto. A reação da torcida quando o Paysandu marca é o que mais o Lucas gosta. Quando tem a oportunidade de ir ao estádio, o lugar preferido dele é a arquibancada.

– É uma emoção muito grande, é indescritível na hora do gol sentir a torcida, ouvir a vibração dos torcedores comemorando, gritando e ela me narrando tudo, me contando os gestos que eles fazem. É uma mistura de sentimentos. Eu aproveito cada momento de cada jogo que vou. Gosto muito da arquibancada para sentir a galera – ressalto o jovem.

E quando não dá para o Lucas ir até ao estádio ver o Paysandu, eles dão um jeito. Ele enfatiza que a narração da avó acorre até quando está acompanhando o Papão pela televisão.

– Quando eu não consigo ir, escuto pela TV ou pelo rádio, mas quando consigo ir é bem melhor e gosto mais. Pela TV ela também narra para mim, apesar de eu conseguir ouvir o áudio do narrador, ela sempre está ali também me orientando.

Além de apaixonado pelo Paysandu e por futebol, Lucas é atleta paraolímpico. Ele participa de competições no atletismo e na canoagem. Um verdadeiro amante dos esportes.

Lucas Costa em competição de canoagem no Pará — Foto: Ádamo Melo 2 de 2 Lucas Costa em competição de canoagem no Pará — Foto: Ádamo Melo

Lucas Costa em competição de canoagem no Pará — Foto: Ádamo Melo

O que você está lendo é [VÍDEO: Avó narra jogo do Paysandu para neto deficiente visual: "Sinto que ele está percebendo tudo"].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...