Capixaba 2023: 'Quase' golaço de bicicleta e desabafo de atacante na 7ª rodada
O Campeonato Capixaba 2023 tem agora seis times garantidos na fase mata-mata. A sétima rodada foi marcada por clássicos na Capital e corrida contra o Z-2 entre os times do interior do Espírito Santo. Mas também por gol contra, queda de técnico, rebaixamento decretado e líder inédito.
O Porto Vitória abriu a rodada com triunfo sobre o Estrela do Norte para assumir a liderança, na quinta-feira. No dia seguinte, o Serra se manteve no G-4 e instaurou a crise na Desportiva. No fim de semana, foi a vez do Real Noroeste ultrapassar o ex-líder Vitória-ES, com 2 a 1, sobre o Vilavelhense. No domingo, o Rio Branco-ES venceu o Vi-Rio. Logo depois, o Nova Venécia goleou o agora rebaixado Atlético Itapemirim.
Único estreante em 2023, o Porto Vitória segue os passos do Nova Venécia do ano passado. Com dois resultados positivos em sequência, o time da Capital aproveitou a má fase do Vitória-ES para se tornar líder do Campeonato Capixaba Série A pela primeira vez na história. A confirmação veio com o Real Noroeste incapaz de tirar a diferença do saldo de gols e o Vitória-ES perdendo o Vi-Rio.
1 de 2 Porto Vitória x Estrela do Norte, pelo Campeonato Capixaba 2023 — Foto: Jordan Nunes/ Capixaba EsportePorto Vitória x Estrela do Norte, pelo Campeonato Capixaba 2023 — Foto: Jordan Nunes/ Capixaba Esporte
A Desportiva Ferroviária entrou de vez na briga contra o rebaixamento no clássico para o Serra. E a luta foi decretada ainda no primeiro tempo, com a Tiva sofrendo os dois gols do confronto. Indignado, o atacante Marcudinho protagonizou uma cena inusitada. No intervalo, o jogador desabafou: "A gente tem que ter vergonha na cara. Pra vestir essa camisa e entrar no campo para buscar os 3 pontos, tem que ser homem pra #@%@&*$"
Sem vencer há quatro jogos, acabou a paciência na Desportiva. Um dos técnicos mantidos da temporada anterior, Carlos Roy deixou o comando da Locomotiva Grená, com apenas oito pontos ganhos na Série A do Estadual. Com risco de rebaixamento, a Tiva podia estar no Z-2, caso tivesse perdido os pontos da vitória, por 1 a 0, para o Real Noroeste no TJD-ES.
2 de 2 Antônio Carlos Roy, técnico da Desportiva Ferroviária — Foto: Vitor Nicchio/geAntônio Carlos Roy, técnico da Desportiva Ferroviária — Foto: Vitor Nicchio/ge
O Real Noroeste partiu do mesmo princípio para marcar os dois gols da vitória, por 2 a 1, sobre o Vilavelhense. O time de Águia Branca abriu vantagem na primeira etapa, com Piauí completando uma bola mal afastada por Magnor de Paula. No lance, Alysson Caucaia cobra lateral e Juninho Potiguar é quem tenta o passe para o atacante.
Para ficar novamente à frente no placar, no segundo tempo, o Real Noroeste voltou a acionar Alysson Caucaia com a bola na mão. A sobra, desta vez, ficou por conta de Dudu Pedrotti.
O Clássico Vi-Rio pode ter sido vencido pelo Rio Branco-ES. Mas, na primeira etapa, o Capa-Preta mal conseguiu trocar passes. Incapaz de criar chances claras de gol, o meia Fabrício Perdigão tentou cavar um pênalti. A simulação não colou e o goleiro Allan Camillato correu para cobrar o tiro de meta.
Fabrício Perdigão, do Rio Branco-ES, cai na área e pede o pênalti — Foto: TVE
Os torcedores do Rio Branco-ES esperavam por Wagner Pinote e não ficaram felizes ao ver o técnico Eleomar Pereira chamar Nikolas para a partida. O jogador, porém, por muito pouco não calou os críticos. Livre de marcação, Nikolas ensaiou uma bicicleta, o goleiro Allan Camillato apenas torceu e a bola “beijou” a trave esquerda.
Nikolas quase marca um golaço de bicicleta — Foto: TVE
Como mandante, o sulista Atlético Itapemirim, sediado agora em Vila Velha, atuou no Engenheiro Araripe, e sofreu a maior goleada do Campeonato Capixaba 2023 na cidade de Cariacica. O time enfrentou o Nova Venécia, que se classificou ao bater o lanterna por 5 a 0. Todos os gols marcados pelo time do noroeste do Espírito Santo foram na segunda etapa.
Os números do Atlético Itapemirim chamam atenção na atual temporada. O Galo da Vila perdeu todos os sete jogos do Campeonato Capixaba 2023. Pela primeira vez com o presidente-jogador Daniel Costa como titular, o Alvinegro soube que não vai sair da lanterna e terá que completar tabela.
Em sete jogos na temporada, o Atlético Itapemirim marcou apenas um gol (de pênalti). Ao todo, foram um marcado e 19 sofridos. No revés para o Nova Venécia, a derrota virou goleada com Christian Corona jogando contra o próprio gol, aos 20 minutos do segundo tempo.
Os jogos dos líderes não só mexeram com a ponta da tabela, como também contaram com golaços. Vale destacar que a rodada foi aberta com uma pintura de calcanhar do atacante Matheus Bidick, que foi frio para garantir os três pontos e a liderança contra o Estrela do Norte.
No fim de semana, os times que completam o pódio foram punidos com belos gols. Shaider, do Vilavelhense, aproveitou contra-ataque para ficar cara a cara com o goleiro Neguete e marcar. Nikolas, do Rio Branco-ES, fez o mesmo para superar Allan Camillato no Vi-Rio.
Veja mais notícias no ge.globo/es e siga o ge ES no Instagram e no Twitter.
O que você está lendo é [Capixaba 2023: 'Quase' golaço de bicicleta e desabafo de atacante na 7ª rodada].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments