Em busca da recuperação, Santos tenta fechar trinca de títulos sul-americanos com o Flamengo

Após resolver o problema do gol do Flamengo em 2022, Santos vive momento de instabilidade no clube. Não é algo restrito ao camisa 1, mas sim a todo o elenco. A melhor maneira de reviver os dias de glórias são os títulos, e o paraibano tem mais uma disputa pela frente nesta terça-feira, contra o Independiente del Valle. O passado recente no Ninho e a sequência de triunfos no Athletico-PR são espelhos para voltar a sorrir.

+ Contra Del Valle, Flamengo lida com situação rara desde 2023
+ Escalação do Flamengo: provável time tem Everton Ribeiro como titular e retorno de Pedro

Santos no treino de véspera da decisão da Recopa entre Flamengo e Independiente del Valle — Foto: Marcelo Cortes/Flamengo 1 de 1 Santos no treino de véspera da decisão da Recopa entre Flamengo e Independiente del Valle — Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

Santos no treino de véspera da decisão da Recopa entre Flamengo e Independiente del Valle — Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

E uma meta está bem clara na cabeça do atleta de 32 anos: vencer a Recopa Sul-Americana e, consequentemente, fechar a trinca de títulos possíveis no futebol sul-americano. Ele já tem uma Libertadores, pelo Flamengo, e duas Copa Sul-Americanas, pelo Athletico-PR, no currículo. Dentro do elenco somente os zagueiros Rodrigo Caio e Léo Pereira têm os três troféus.

Embora o problema do time seja coletivo em 2023, Santos está ciente de que o seu nível individual não é o mesmo do ano passado. Não foi bem em jogos contra Palmeiras, Al Hilal e Independiente del Valle. A inspiração para se ter uma retomada de imediato é a temporada em que conquistou a Libertadores e a Copa do Brasil pelo Flamengo.

O agora camisa 1 terminou o ano passado marcado por elogios à frieza debaixo da trave e pela segurança que demonstrava ao dificilmente soltar bolas. O Flamengo vivia período de grandes turbulências na posição. Diego Alves apresentava problemas físicos, e Hugo Souza vinha falhando com frequência.

Compatível à própria personalidade, Santos chegou sem muito alarde e tornou-se titular absoluto. No jogo mais importante de 2022, a final da Libertadores, deu o exemplo mais emblemático do pouco esforço que fazia por grandes defesas. Aos 45 minutos do segundo tempo, Terans bateu falta com força, e o goleiro encaixou.

Mesmo depois de um grande ano, 2023 já começou tirando Santos de uma possível zona de conforto com a contratação do argentino Rossi, que chega ao clube em julho. O Campeonato Carioca trouxe mais uma boa opção para o gol, já que o jovem Matheus Cunha também vem mostrando muita segurança e teve grande atuação contra o Botafogo no último sábado.

A amigos, porém, Santos diz que nunca flertou com cenário de comodismo, e coloca o primeiro ano de Flamengo como um modelo para as próximas temporadas. Conquistou dois títulos de grande peso e acredita que somente novas conquistas importantes e grandes atuações o manteriam com nome forte na história do clube.

Se Santos tem consigo o elementar desejo por taças em sequência como meta dentro do Flamengo, em termos gerais da carreira há outro desafio que lhe motiva: desde 2018, ano em que assumiu o gol do Athletico-PR com a saída de Weverton para o Palmeiras, o goleiro rubro-negro vem conquistando títulos.

Em 2018, foi campeão estadual e conquistou pela primeira vez a Copa Sul-Americana com o Athletico-PR. A temporada seguinte reservou mais um campeonato local e uma nova conquista inédita, a da Copa do Brasil. Nas duas competições de mata-mata Santos teve muito destaque. O ano de 2023, o do tri paranaense, foi o mais modesto.

Em 2023, porém, vieram dois títulos de enorme importância para o Santos. Com o Athletico-PR, conquistou o bi da Sul-Americana na condição de melhor goleiro da competição. O outro foi nada menos que o Ouro Olímpico, apenas o segundo do Brasil no futebol.

Para fechar uma sequência de 10 títulos (em 2023, ainda conquistou a extinta Conmebol Levain Cup, que envolvia o campeão da Sul-Americana e da Copa da Liga Japonesa), Santos conquistou logo dois em seu primeiro ano de Flamengo, o da Copa do Brasil e o da Libertadores.

Para iniciar um novo ciclo de conquistas e retomar a boa fase no Flamengo, o camisa 1 da Gávea tem grande oportunidade na noite desta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), contra o Independiente del Valle, no Maracanã. A Recopa Sul-Americana, ainda inédita para Santos, está em jogo. Campeão em 2023, o Rubro-Negro leva o bi com vitória por dois gols de diferença. Triunfo por vantagem mínima força a realização da prorrogação.

+ Contratações do Flamengo para 2023: veja quem chega, quem fica e quem vai embora

+ Leia mais notícias do Flamengo

🎧 Ouça o podcast ge Flamengo 🎧

💥️Assista: tudo sobre o 💥️Flamengo💥️ no ge, na Globo e no sportv

O que você está lendo é [Em busca da recuperação, Santos tenta fechar trinca de títulos sul-americanos com o Flamengo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...