Paulistão 2023 não foge do trivial na primeira fase
A primeira fase do Campeonato Paulista 2023 está no final. Com roteiro parecido com o do ano passado, os três grandes times de futebol do estado, São Paulo, Corinthians e Palmeiras, estão classificados, bem como o Bragantino que já desponta como um grande time. O Santos só irá definir sua classificação na última rodada da primeira fase da competição.
Faltando apenas uma rodada para o término da primeira fase, restam somente as definições de primeiro e segundo colocados de cada grupo, para demarcar os mandos de campo para as próximas fases da competição. Somente o Corinthians já conquistou a primeira colocação no grupo C.
A grande surpresa da primeira fase do Paulistão, neste ano, foi o São Bernardo, que está competindo com o Palmeiras, para conquistar o título de melhor campanha no geral da competição. Mesmo com sistema tático baseado na reatividade, apresentou bons resultados no enfrentamento com times de maior tradição, vencendo o Corinthians, empatando com o Santos e na última rodada vencendo o São Paulo, no Morumbi, com melhor desempenho que o mandante do jogo.
Pelo grupo D, a fase de quartas de final terá o confronto entre Palmeiras e São Bernardo, com tendência a ser o jogo mais qualificado tecnicamente. O São Bernardo poderá complicar a continuidade do Verdão no campeonato, uma vez que o time de Abel Ferreira tem sofrido gols no final das últimas partidas. O nível de concentração do time palmeirense oscilou após construir vantagem no placar, contra o Bragantino e contra a Ferroviária, de Araraquara.
Pelo grupo A, o Bragantino deverá seguir na competição, se destacando pela organização e desempenho que tem apresentado nos últimos anos. Esse desenvolvimento tem mantido a equipe na elite do futebol nacional e disputando, inclusive, competições internacionais como a Libertadores e a Copa Sul-Americana.
O Santos, continua apresentando instabilidades, mas nessa temporada conseguiu pontuação satisfatória e não corre o risco de ser rebaixado para a série A2 em 2024. Sua classificação para avançar nas quartas de final do Paulistão 2023, ainda, depende do resultado do último confronto da primeira fase e de combinação de resultados, pois está com 14 pontos, empatado com o Botafogo, de Ribeirão Preto.
Assim, as vagas do grupo A ,ainda, não estão definidas para a fase de quartas de final do Paulista. Bragantino, Santos e Botafogo-SP, decidirão na última rodada. O Botafogo-SP teve seu comando técnico mudado sem razões claras, pois o treinador Paulo Baier estava conseguindo bons resultados. A equipe de Ribeirão Preto segue com AdIlson Batista à frente da comissão técnica.
O grupo B, trará o confronto entre São Paulo e Água Santa, de Diadema. Provavelmente a disputa será no Morumbi, pois o Tricolor Paulista tem maiores chances de ser o primeiro colocado do grupo. A equipe do Água Santa melhorou de rendimento nas últimas rodadas, mas o São Paulo, depois das últimas contratações, também aprimorou sua performance coletiva.
Acredito que com maiores opções no elenco, Rogério Ceni terá condições de reduzir os percalços que o time apresentava técnica e taticamente, capacitando a equipe para ser ofensivamente mais equilibrada e defensivamente mais segura.
O São Paulo, ainda apresenta inconsistências, algumas vezes sendo pouco criativo e em outras, pecando nas finalizações quando está coletivamente bem em campo. A contusão de Calleri também é um grande problema, pois o time tem certa dependência do atacante.
Pelo grupo C, o Corinthians, ainda, não tem adversário definido. Dependendo dos resultados, São Bento, Ituano e Ferroviária tem chances de conquistar a segunda vaga. O Timão tem a vantagem de disputar o jogo das quartas de final na Arena Neo Química, onde tem mostrado melhor desempenho.
Nos clássicos do Paulistão, o Corinthians venceu o São Paulo, mantendo-o sob pressão em boa parte do primeiro tempo da partida e conseguiu segurar o empate com o Palmeiras. Contra o Santos, na última rodada, o Timão teve bom desempenho nas duas etapas da partida, conseguindo as melhores oportunidades. O resultado não foi mais tranquilo para o Corinthians devido à decisões polêmicas da arbitragem e o empate foi estabelecido com pênalti a favor do Santos no final da partida, apesar do Timão ter maior organização durante boa parte do jogo.
A tendência é que os jogos da fase de quartas de final sejam de boa qualidade técnica, uma vez, que a disputa para prosseguir na competição se dará em jogo único, dando espaço para que o imponderável aconteça.
O que você está lendo é [Paulistão 2023 não foge do trivial na primeira fase].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments