Atlético-MG estreia no Brasileiro Sub-20: "Competição mais difícil da base", diz técnico Eduardo Oliveira
No mesmo dia que o Atlético-MG decide a sobrevivência na Copa Libertadores diante do Carabobo, a equipe sub-20 do Galo fará a estreia no Campeonato Brasileiro da categoria. Campeão na edição 2023, o Galinho irá enfrentar o Ceará, fora de casa, às 15h.
O ge conversou com o técnico Eduardo Oliveira, que comanda os garotos na última categoria da base do Atlético, antes da chegada aos profissionais. O treinador afirma que o Brasileiro é o torneio mais difícil do sub-20 no país.
O Brasileiro Sub-20 tem 20 clubes, sendo divididos em dois grupos de 10 equipes cada. Os quatro primeiros colocados de cada chave avançam para as quartas de final. Em 2022, o Atlético foi quinto colocado do grupo A, e ficou quatro pontos atrás do São Paulo, quarto colocado. A primeira fase é disputada em turno único.
1 de 2 Técnico Eduardo Oliveira, do sub-20 do Atlético-MG — Foto: Bruno Sousa/CAMTécnico Eduardo Oliveira, do sub-20 do Atlético-MG — Foto: Bruno Sousa/CAM
Eduardo Oliveira, de 40 anos, destaca a conexão do trabalho com a comissão técnica de Eduardo Coudet, comandante do profissional. Ele revela que, por exemplo, 12 jogadores do sub-20 estiveram nos treinos do profissional na semana passada. Chacho já utilizou Vitinho, lateral direito de 16 anos, em jogo oficial, além de ter relacionado o atacante Cadu para o jogo de ida contra o Carabobo, na Venezuela.
💥️O Atlético parte para o Brasileiro sub-20 após a participação na Copinha. Quais as expectativas para essa competição?
"São as melhores possíveis. Um grupo que amadureceu muito na última temporada. Estamos iniciando uma nova temporada com geração de muito talento, e precisa afirmar esse talento através de boas atuações e resultados positivos. Fizemos o processo de amadurecimento. Agora, é colocá-los entre os melhores do Brasil para manter o desenvolvimento de todos rumo ao profissional"
💥️O Galo está no mesmo grupo que times fortes na base, como América e Flamengo. Em 2022, acabou ficando em quinto lugar e quase conseguiu a classificação. Como projeta essa disputa no grupo A?
"Extremamente difícil. O Campeonato Brasileiro Sub-20 é a competição mais difícil da base. Agora, com esse novo formato, que segue o de sub-17, com dois grupos de 10 clubes, há menos jogos, e menos margem de erro. Competição na qual iremos enfrentar as grandes equipes do país. Acreditamos no nosso potencial para competir de igual para igual e conquistar a vaga".
2 de 2 Jogadores do sub-20 do Atlético — Foto: Bruno Sousa/CAMJogadores do sub-20 do Atlético — Foto: Bruno Sousa/CAM
💥️O Atlético tem o projeto de utilizar mais os jogadores da base. Na Libertadores, vários foram inscritos, o Cadu foi relacionado. Como você encara esses fatos?
"O momento do Atlético é único. Temos uma integração maior entre futebol profissional e base. Utilização de muitos jogadores sub-20 no dia a dia do time profissional, aproximação grande com comissão técnica do Coudet, e os resultados aparecem. Jogadores de idade sub-20 figurando nas relações do time profissional. Tivemos o Cadu e o Vitor Gabriel, mas temos dois goleiros do sub-20 treinando no dia a dia. A gente teve na última semana 12 jogadores do sub-20 participando das atividades do profissional. É a gente aproveitar esse momento para os jogadores serem observados e ganharem "cancha". Os jogadores que, por ventura, não estão sendo utilizados nos jogos do profissional, que sejam aproveitados no sub-20".
Assista: tudo sobre o Atlético no ge, na Globo e no Sportv
O que você está lendo é [Atlético-MG estreia no Brasileiro Sub-20: "Competição mais difícil da base", diz técnico Eduardo Oliveira].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments