Série C: CBF convoca clubes para Arbitral, e disputa deve começar só em maio

A CBF convocou os 20 clubes que vão disputar o Brasileirão da Série C em 2023. Será uma reunião virtual, nesta sexta-feira, onde deve ser batido o martelo sobre a fórmula da competição e divulgada a tabela básica da primeira fase. Com início previsto para 22 de abril, pelo calendário da própria entidade, a competição pode ser adiada para cumprir a exigência do Estatuto do Torcedor - que determina que tabela e regulamento sejam disponibilizadas 60 dias antes do início da disputa no site oficial da CBF.

Troféu taça Série C 2023 — Foto: Lucas Figueiredo/CBF 1 de 4 Troféu taça Série C 2023 — Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Troféu taça Série C 2023 — Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Alguns times se mostraram apreensivos com a possibilidade de ficarem inativos por um ou até dois meses entre o fim do estadual e o início da Terceirona. O Botafogo-PB, por exemplo, está na disputa do Campeonato Paraibano, cuja final está marcada para 8 de abril. Mesmo que chegue lá, o Belo já ficaria cerca de um mês sem futebol.

Volta Redonda x Botafogo-PB — Foto: André Moreira/Volta Redonda F.C. 2 de 4 Volta Redonda x Botafogo-PB — Foto: André Moreira/Volta Redonda F.C.

Volta Redonda x Botafogo-PB — Foto: André Moreira/Volta Redonda F.C.

De volta à Série C após o título da quarta divisão no ano passado, o América-RN também acompanha com atenção o desenrolar dos fatos. O vice-presidente do Mecão, Vitor Rocha, admite que está aguardando uma posição oficial da CBF e que os clubes tentam se organizar informalmente, enquanto não há definição do Arbitral.

Campeão da Série D em 2022, o América-RN está de volta à Terceirona — Foto: Canindé Pereira/América FC 3 de 4 Campeão da Série D em 2022, o América-RN está de volta à Terceirona — Foto: Canindé Pereira/América FC

Campeão da Série D em 2022, o América-RN está de volta à Terceirona — Foto: Canindé Pereira/América FC

A Série C deve permanecer com o mesmo formato de 2022. Com a primeira fase em turno único, todos os 20 times se enfrentam em 19 rodadas. Alguns clubes jogam 10 partidas em casa, enquanto outros fazem 9 jogos em seus domínios.

Os quatro times que somarem menos pontos são rebaixados e os oito melhores posicionados avançam para o quadrangular. A segunda fase conta turno e returno, as equipes classificadas são divididas em dois grupos, cada um com quatro times, e jogam seis partidas. Os dois clubes que somarem mais pontos em cada grupo garantem o acesso.

O líder de cada grupo do quadrangular garante vaga na final, que será disputada em dois jogos.

A CBF pode agilizar o processo definindo a Série C sem a necessidade de um Arbitral - mesmo que esta prática tenha sido usual nos últimos anos. Assim, bastaria publicar tabela e regulamento em seu site para atender ao Estatuto do Torcedor. Ainda assim, já não poderia iniciar a competição na data prevista, 22 de abril.

A contar do Arbitral de sexta-feira, 3 de março, a data mais provável para o início da Série C seria 6 de maio- duas semanas depois daquela prevista no calendário.

- Essa indefinição atrapalha um pouco o planejamento dos clubes. Fizemos um planejamento no começo da temporada para começar em abril, uma semana depois do término dos estaduais. Todos os contratos foram feitos pensando nesta data. Não temos o apoio como nas séries A e B, os clubes têm que bancar tudo - lembra Pedro Dantas, presidente do Confiança, lembrando que os clubes que avançarem podem ter que fazer aditivos contratuais, caso a competição termine depois do previsto, em 12 de novembro.

Pedro Dantas, presidente do Confiança, lembra que os clubes podem se ver obrigados a fazer aditivo no contrato dos jogadores ao final da Série C — Foto: Reprodução/TV Sergipe 4 de 4 Pedro Dantas, presidente do Confiança, lembra que os clubes podem se ver obrigados a fazer aditivo no contrato dos jogadores ao final da Série C — Foto: Reprodução/TV Sergipe

Pedro Dantas, presidente do Confiança, lembra que os clubes podem se ver obrigados a fazer aditivo no contrato dos jogadores ao final da Série C — Foto: Reprodução/TV Sergipe

Até aqui, a entidade só publicou as tabelas das séries A e B, cujas competições começam na segunda quinzena de abril. Além da Terceirona, a Série D também não tem nenhuma definição - a disputa da quarta divisão é aquela que reúne mais clubes: são 64, de todos os estados brasileiros.

Eis os clubes que vão disputar a Série C em 2023

AmazonasAmérica-RNAltosAparecidenseBotafogo-PBBrusqueConfiançaCSAFigueirenseFlorestaManausNáuticoOperário-PRPaysanduPouso AlegreRemoSão BernardoSão José-RSYpiranga-RSVolta Redonda

O que você está lendo é [Série C: CBF convoca clubes para Arbitral, e disputa deve começar só em maio].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...