Em reunião, Conselho do Vitória garante apoio a Fábio Mota e espera permanência
Em reunião realizada na última segunda-feira, o Conselho Deliberativo do Vitória discutiu a situação do time, eliminado na primeira fase do Campeonato Baiano, da Copa do Brasil e da Copa do Nordeste. Entre as pautas, estava a situação do presidente Fábio Mota, que afirmou a pessoas próximas que decidiu renunciar ao cargo no clube.
+ Veja mais notícias sobre o Vitória
+ Veja a classificação da Copa do Nordeste
Ao ge, Nilton Almeida, presidente do Conselho Deliberativo do Vitória, afirmou que os cerca de 140 conselheiros que participaram do encontro condenaram as ameaças sofridas pelo presidente. O grupo também defendeu a manutenção de Fábio Mota no comando do clube.
- A reunião foi em condenação das ameaças sofridas pelo presidente e o entendimento do prejuízo que uma renúncia poderia causar ao clube nesse momento - diz Nilton Almeida.
1 de 2 Fábio Mota decidiu renunciar após sofrer ameaças — Foto: Reprodução / TV BahiaFábio Mota decidiu renunciar após sofrer ameaças — Foto: Reprodução / TV Bahia
Nilton afirma que não foi definido um prazo para que Fábio Mota tome uma decisão. O presidente do Conselho Deliberativo conta que conversou com Mota na última segunda-feira e que sentiu o gestor mais tranquilo sobre a situação.
- Ele estava ainda muito abalado, passou o dia na polícia, levando todas as evidências para que façam as investigações. Mas ele está bem, está mais calmo. É questão de foro íntimo. Não temos que definir prazo para ele decidir isso. Mas a impressão que ele passou é que está mais tranquilo. Acho que, com o apoio dos conselheiros, apoio dos grupos, e com essa rede de apoio ele vai se pronunciar - afirma Nilton.
Mesmo com a decisão de renúncia, Fábio Mota segue exercendo a função como presidente do clube normalmente. No último domingo, ele acompanhou o Ba-Vi na Arena Fonte Nova, e, nesta terça-feira, viaja para o Rio de Janeiro, em reunião agendada sobre direitos de transmissão na Série B.
Fábio Mota assumiu um Vitória em crise institucional e com graves problemas financeiros, que geraram punições da Fifa por conta do não pagamento de dívidas. Ele chegou à presidência em outubro de 2023 e, com 14 rodadas até o fim da Série B daquele ano, não conseguiu evitar o rebaixamento do time para a Terceira Divisão.
No ano seguinte, Mota encarou novas turbulências, com a eliminação precoce no Campeonato Baiano e o início ruim na Série C do Campeonato Brasileiro. Depois de trocar de treinador três vezes em 2022, ele contratou o técnico João Burse, que conseguiu fazer o time reagir e confirmar o acesso para a Série B. Os meses após o acesso foram os únicos em que o ex-presidente viveu um período de paz à frente do Vitória.
2 de 2 Edgar Montemor foi demitido após eliminação na Copa do Brasil — Foto: Gabrielle Gomes/TV BahiaEdgar Montemor foi demitido após eliminação na Copa do Brasil — Foto: Gabrielle Gomes/TV Bahia
Contudo, as turbulências retornaram no início da temporada 2023, com resultados negativos e eliminações precoces no Campeonato Baiano e na Copa do Brasil. O dirigente chegou a convocar entrevista coletiva para se explicar a situação e defender o trabalho de João Burse, demitido 13 dias depois.
Para o lugar de João Burse, o Vitória decidiu pela contratação de Léo Condé, que ainda não conseguiu vencer com o time e soma 19% de aproveitamento em sete jogos. Nos últimos dias, o clube também decidiu pela demissão do diretor de futebol Edgar Montemor e, até o momento, ninguém foi contratado para o lugar dele.
O que você está lendo é [Em reunião, Conselho do Vitória garante apoio a Fábio Mota e espera permanência].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments