Capixaba 2023: Trapalhada em pênalti e briga de torcidas na 8ª rodada

A oitava rodada do Campeonato Capixaba 2023 serviu para manter os seis classificados vivos na briga pela liderança e esquentar a parte debaixo da tabela. Os nervos começam a ficar aflorados com briga de torcida, apagão em fim de jogo, pênaltis decisivos e jogador lançado contra o muro.

A rodada iniciou na quinta-feira com o Rio Branco-ES estendendo o jejum do Atlético Itapemirim. O “sextou” foi sem comemoração para Serra e Porto Vitória que empataram. No sábado, o Vitória-ES bateu o outro representante do ES no cenário nacional, Real Noroeste. Em jogo marcado por briga de torcida, o Nova Venécia venceu a Desportiva no domingo. Estrela fechou a rodada com vitória sobre o Vilavelhense, em jogo que terminou antes do previsto.

Se no Estadual do ano passado houve confusão entre torcedores no Araripe, desta vez o confronto ocorreu nas ruas de Nova Venécia, antes do jogo entre o Leão e a Desportiva Ferroviária, neste domingo. A briga entre as torcidas organizadas contou com rojões, pedras e outros artefatos. Entre os danos materiais, no entorno do Zenor Pedrosa, um pipoqueiro teve seus produtos atirados no chão.

O Nova Venécia relatou sobre o ocorrido e o desejo de torcida única por meio de nota. O time veneciano define como "incompreensível" torcedores da Tiva estarem proibidos de visitar o Engenheiro Araripe, mas o Nova Venécia ser obrigado a destinar ingresso aos torcedores grenás. O Leão do Norte irá cobrar da Federação de Futebol (ES), uma punição "mais severa" para a Desportiva Ferroviária.

O segundo maior campeão do futebol capixaba se manifestou com total repúdio a violência na cidade do noroeste do estado. A Desportiva destacou as provocações da torcida organizada Fúria do Leão, do Nova Venécia, e ações violentas de parte da torcida da Tiva como um prejuízo ao Espírito Santo.

Diante do Rio Branco-ES, o lanterna e já rebaixado Atlético Itapemirim marcou o seu primeiro gol com a bola rolando. O time já havia anotado um gol, porém, em cobrança de pênalti contra o líder Porto Vitória na terceira rodada. Quem marcou o tento do Galo da Vila foi Gabriel Henrique.

À frente no placar, o goleiro Diogo do Rio Branco-ES aproveitou para esfriar o jogo. Após finalização para fora de Gabriel Henrique, o jogador tomou uma água e, na hora da hidratação de Arthur Sanches, o capitão quase "afogou" o zagueiro.

Diogo joga água em Arthur Sanches — Foto: TV Educativa/Governo do ES

Usar meiões cortados é uma mania de vários jogadores de futebol. No Atlético Itapemirim, Kaliston Café e Henrique Santos são adeptos da prática e completaram a vestimenta com uma meia por baixo. No entanto, o estilo destoou do restante dos atletas do Galo da Vila.

Kalison Café, jogador do Atlético Itapemirim — Foto: Vitor Recla 1 de 3 Kalison Café, jogador do Atlético Itapemirim — Foto: Vitor Recla

Kalison Café, jogador do Atlético Itapemirim — Foto: Vitor Recla

Gabriel Henrique, jogador do Atlético Itapemirim — Foto: Vitor Recla 2 de 3 Gabriel Henrique, jogador do Atlético Itapemirim — Foto: Vitor Recla

Gabriel Henrique, jogador do Atlético Itapemirim — Foto: Vitor Recla

O uniforme do Atlético Itapemirim traz no centro da camisa o escudo do Capixaba, clube parceiro que possibilitou a participação do Galo da Vila no Campeonato Capixaba 2023. Aparentemente, a cor rosa e nome do presidente do Capixaba nas costas dos jogadores não foram suficientes para evidenciar a "mãozinha" dada pelo time de Vila Velha. O técnico do Galo da Vila, Mirandinha, foi uniformizado de Capixaba para o jogo contra o maior campeão Rio Branco-ES.

Mirandinha, técnico do Atlético Itapemirim com as cores do Capixaba — Foto: Vitor Recla 3 de 3 Mirandinha, técnico do Atlético Itapemirim com as cores do Capixaba — Foto: Vitor Recla

Mirandinha, técnico do Atlético Itapemirim com as cores do Capixaba — Foto: Vitor Recla

Com 1 a 0 no marcador, o Porto Vitória teve a chance de ampliar a vantagem contra o Serra ainda na primeira etapa. Em cobrança de pênalti, Matheus Bidick tocou para Edinho, que perdeu. De qualquer forma, o juiz já havia sinalizado invasão do meia-atacante. Logo em seguida, o Tricolor Serrano deu o troco com gol de empate marcado por Henrique Tiririca.

Matheus Bidick e Edinho tentam fazer cobrança de pênalti inusitada e perdem — Foto: TV Educativa/Governo do ES

O repertório da chapelaria de Bruno Boca driblou dois jogadores do Porto Vitória. Pelo lado esquerdo, o lateral levantou a torcida do Robertão ao passar pelo lateral-direito Cássio Barcelos e o meia-atacante Edinho em sequência. Ao concluir, Bruno Boca ganhou falta.

Chapéu de Bruno Boca — Foto: TV Educativa/Governo do ES

O estreante Jarles Baiano queria mostrar serviço no Porto Vitória. Conhecido pela força física, o nome de ataque não teve tempo e espaço para deixar Lucas Hian para trás e, ao perder a posse da bola, derrubou o jogador. O detalhe é que o jogador empurrou Lucas Hian contra o muro. Assim que o lateral do Serra ficou no chão com dores nas costas, o tempo fechou no Robertão.

Lucas Hian vai parar no muro do Robertão — Foto: TV Educativa/Governo do ES

Lucas Hian se choca com o muro do Robertão — Foto: TV Educativa/Governo do ES

A derrota para o Vitória-ES foi um jogo para esquecer para o Real Noroeste. O que também foi para esquecer foi a finalização do atacante Piauí. O camisa 9 tentou fazer o “gol que o Pelé não fez”, mas ficou na mesma que o Rei do Futebol.

Piauí erra o "alvo" — Foto: TV Educativa/Governo do ES

Os últimos minutos do jogo entre Nova Venécia e Desportiva Ferroviária contou com uma penalidade máxima para cada lado. A Locomotiva Grená sofreu o primeiro. Com a chance de colocar emoção nos minutos finais, Marcudinho cobrou no canto direito e parou no goleiro Yuri Duarte.

Yuri defende o pênalti de Marcudinho — Foto: TV Educativa/Governo do ES

Já nos acréscimos, o Nova Venécia pode piorar ainda mais o saldo de gols da Desportiva. Tony Ewerton cobrou pênalti no canto esquerdo e o goleiro Robert também fez uma grande defesa.

Robert defende o pênalti de Tony Ewerton — Foto: TV Educativa/Governo do ES

Antes da partida ter fim por superaquecimento do sistema de energia do Estádio do Sumaré, o Estrela do Norte teve chance de matar o jogo contra o Vilavelhense. No lance, Léo Rocha recuperou a bola no campo de ataque, mas no momento de impor velocidade ficou na indecisão com Guilherme, que estava em posição irregular.

Impedimento bizarro — Foto: TV Educativa/Governo do ES

No confronto direto entre Estrela do Norte e Vilavelhense, a partida acabou antes do esperado. Em ataque do time canela-verde, aos 47 minutos da etapa final, os refletores do estádio do Sumaré pararam de funcionar. O time da casa justificou o ocorrido como problema por superaquecimento do sistema de energia e até colocou um ventilador para tentar reverter a situação.

Queda de energia no Sumaré — Foto: TV Educativa/Governo do ES

Ventilador para resfriar o sistema de energia — Foto: TV Educativa/Governo do ES

Na oitava rodada do Campeonato Capixaba 2023 todos os concorrentes ao gol mais bonito venceram. Para ganhar por 1 a 0, o meia Linnick, do Estrela do Norte, tabelou com Matheus Santiago para invadir a área e tocar rasteiro contra o goleiro Edson Júnior.

Dois resultados de 2 a 0 entre time da Grande Vitória e noroeste do Espírito Santo marcaram o fim de semana. O primeiro, no sábado, vencido pelo Vitória-ES teve chute rasteiro de João Paulo. O segundo, vencido pelo Nova Venécia, no domingo, teve chute alto de Dodô Martins.

Veja mais notícias no ge.globo/es e siga o ge ES no Instagram e no Twitter.

O que você está lendo é [Capixaba 2023: Trapalhada em pênalti e briga de torcidas na 8ª rodada].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...