Pichardo não salta, voa. E voltou a voar para mais um título europeu no triplo salto - Atletismo
Pedro Pablo Pichardo acaba de se sagrar campeão europeu na prova do triplo salto nos Europeus de pista coberta que decorrem em Istambul. O atleta português não deu quaisquer hipóteses à concorrência e terminou o concurso com um salto de 17,60 metros, marca que constitui um novo recorde nacional, que ele mesmo tinha batido ontem, quando fez o apuramento para a final com apenas um salto.
Para se ter uma ideia do quanto dominou a prova, o segundo colocado ficou a mais de um metro de Pichardo.
O campeão olímpico, mundial e europeu ao ar livre e agora também bicampeão europeu 'indoor' deixou o grego Nikolaos Andrikopoulos e o alemão Mark Hess nas segunda e terceira posições, com 16,58 e 16,54, respetivamente.
O campeão mundial e olímpico começou o concurso com um 17,26, deixando a concorrência quase afastada da discussão sobre o ouro. No segundo, fez o salto do recorde nacional do triplo salto, nesta que é a melhor marca mundial do ano no triplo salto.
Tiago Pereira, o outro português da final, ficou à beira das medalhas ao ser 4.º, com 16,51 metros, o seu melhor registo do ano.
Pichardo, o homem que domina o triplo salto mundial
Aos 29 anos, com Pichardo reeditou o feito alcançado em Torun2021, onde, então conquistou a primeira medalha como português, tornando-se no segundo bicampeão português ‘indoor’ no triplo, depois de Nelson Évora ter arrebatado os títulos em Praga2015 e Belgrado2017.
Pichardo conseguiu 17,60 metros, a melhor marca mundial do ano, na sua terceira tentativa, depois de ter iniciado o concurso com 17,26, que já lhe garantiam a medalha de ouro, tendo abdicado dos segundo, quarto e quinto ensaios, encerrando com um nulo.
Com o título de Pichardo, o primeiro de Portugal em Istambul2023, Portugal passou a somar 28 medalhas em Europeus 'indoor', 17 das quais de ouro, e o triplo salto tornou-se na especialidade com mais conquistas, quatro, contra o ‘tri’ de Rui Silva nos 1.500 metros.
Pichardo junta o título de bicampeão europeu ‘indoor’ ao olímpico, mundial e europeu ao ar livre, detendo ainda o estatuto de ‘vice’ mundial em pista coberta.
O que você está lendo é [Pichardo não salta, voa. E voltou a voar para mais um título europeu no triplo salto - Atletismo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments