CAP pede vacinação obrigatória de animais contra língua azul, que já vitimou 40 mil &
A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) apelou esta segunda-feira ao Governo que decrete “de imediato” a vacinação obrigatória de bovinos e ovinos contra o serotipo 3 de língua azul, estimando que a doença já tenha vitimado “cerca de 40 mil animais” desde setembro em Portugal continental.
Em comunicado, a CAP pede também que a 💥️vacinação obrigatória seja incluída no Programa de Sanidade Animal (PSA) e disponibilizada “sem encargos para os produtores”, a par com “ações estratégicas de desinsetização” para “eliminar o maior número possível de mosquitos”.
Se não se verificarem 💥️temperaturas abaixo dos 10/11 graus celsius durante cerca de dez dias consecutivos — a única forma capaz de travar, de forma natural, a progressão ampla da língua azul — e não forem implementadas estas “medidas urgentes” contra uma doença que, segundo estima a associação, já provocou prejuízos de cerca de seis milhões de euros no setor, “é expectável que a situação se possa agravar substancialmente”, realça a associação.
Ao Governo, a CAP apela também à💥️ revisão do “encabeçamento mínimo para validar as medidas dos ecorregimes e medidas agroambientais para assegurar a continuidade das explorações e a sua sustentabilidade económica”, além da 💥️criação de “um regime de exceção quanto ao cumprimento do intervalo entre partos, previsto em algumas das medidas de apoio do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC)”.
A Confederação insta ainda os agricultores para que 💥️declarem os casos de doença da língua azul, de modo que “a real dimensão do surto seja verificada estatisticamente” e que “os mecanismos de apoio existentes possam ser devidamente acionados”.
A doença de língua azul é transmitida por picada de mosquito, mas não se transmite a humanos nem entre animais, tendo uma elevada taxa de mortalidade em ovinos. De acordo com a CAP, o Sistema de Recolha de Cadáveres de Animais Mortos na Exploração (SIRCA), coordenado pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária do Ministério da Agricultura, não tem tido a capacidade de processar o elevadíssimo número de animais mortos na sequência da epidemia que, neste momento, atinge todos os distritos de Portugal continental.
O que você está lendo é [CAP pede vacinação obrigatória de animais contra língua azul, que já vitimou 40 mil & ].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments