Nova biblioteca da Faculdade Direito de Coimbra começa a ser construída em 2026 &

A empreitada de edificação da nova biblioteca da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (UC), com 💥️orçamento estimado em cerca de 28 milhões de euros, deverá arrancar em 2026, revelou esta sexta-feira o estabelecimento de ensino superior.

“💥️A obra de construção da Biblioteca da Faculdade de Direito será precedida por um extenso programa de trabalhos prévios de arqueologia, complementando os que já tiveram lugar e em cumprimento das condicionantes emitidas pela tutela do Património”, indicou à agência Lusa fonte da UC. O Conselho de Ministros aprovou na quinta-feira a realização de despesa referente a diversos procedimentos, entre os quais a celebração do contrato de empreitada de edificação da nova biblioteca da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

A Biblioteca da Faculdade de Direito localizar-se-á em espaço central do conjunto classificado como Monumento Nacional Universidade de Coimbra – Alta e Sofia, área inscrita na Lista do Património Mundial da UNESCO, desde junho de 2013, nas antigas instalações da Faculdade de Farmácia, incluindo o Palácio dos Melos, a Casa dos Contadores e diversos espaços envolventes.

💥️Da autoria do arquiteto Álvaro Siza Vieira, ocupará lugar umbilical do Polo I da Universidade de Coimbra, próximo do Paço das Escolas, da Faculdade de Letras e da Sé Velha de Coimbra. “A construção da nova Biblioteca da Faculdade de Direito, uma das melhores bibliotecas universitárias especializadas da Europa, reveste-se de particular importância, potenciando a atração de professores, investigadores e estudantes de todo o mundo, permitindo que, em Portugal, se disponha de uma Biblioteca Jurídica, em linha com as suas congéneres”, destacou a mesma fonte.

Segundo a UC, trata-se de um projeto de requalificação urbana da maior relevância e manifesto interesse público. 💥️“Permite aditar um edifício de clara contemporaneidade e inegável valor ao território classificado da Universidade de Coimbra. Será um espaço marcante e incontornável, não só da Faculdade e da Universidade, como da cidade de Coimbra e do país”, acrescentou.

À Lusa, a fonte da UC explicou ainda que, depois dos trabalhos prévios de arqueologia, que terão início no decurso do presente ano, seguir-se-á a execução da empreitada de construção do edifício, com início estimado em 2026 e conclusão em 2029. O equipamento a construir procura “articular as diferentes necessidades em presença”, tendo o arquiteto Álvaro Siza optado por “uma proposta de edificação com uma presença mínima, recorrendo a construção de novo volume enterrado, recusando assim o confronto com os monumentos circundantes”.

“💥️De forma a albergar pela primeira vez os mais de 400 mil volumes que compõem o atual acervo da Faculdade de Direito, reunido ao longo de séculos, tornou-se necessário projetar compartimentos de grandes dimensões, sejam as salas de leitura, os arquivos, os serviços técnicos e administrativos e os espaços de acesso e circulação, informou.

A UC disse ainda que o projeto pressupõe a manutenção parcial da Casa dos Melos e a recriação do espaço do Horto Botânico que bordejava o espaço ao longo da fachada norte do Paço das Escolas. Irá organizar-se em quatro áreas principais: estudo/consulta, apoio geral, administração/direção e apoio técnico, contando com um átrio, uma grande sala de leitura, uma sala de reuniões e um depósito de livros e revistas.

O que você está lendo é [Nova biblioteca da Faculdade Direito de Coimbra começa a ser construída em 2026 & ].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...