Pré-market: Mercado mantém tom positivo
Olivia Bulla é jornalista e escreve diariamente sobre os mercados financeiros no blog A Bula do Mercado.
Ainda no exterior, destaque para os indicadores do dia nos EUA sobre os pedidos semanais de auxílio-desemprego e sobre os preços de importação e exportação em novembro, ambos às 11h30.
No Brasil, o BC brasileiro mostrou-se tranquilo em relação à permanência dos juros básicos em 6,50% mais uma vez neste mês, sinalizando que a Selic deve permanecer neste patamar por mais algum tempo. As alterações promovidas pelo Copom no comunicado que acompanhou a decisão reforçaram o tom suave (“dovish”) na condução da política monetária, em meio ao cenário benigno da inflação e à ociosidade da atividade doméstica.
O calendário econômico do dia traz como destaque o desempenho do varejo brasileiro em outubro. A previsão é de que as vendas do comércio tenham ficado praticamente estável, com +0,1%, após terem caído no mês anterior. Já na comparação anual, o setor deve crescer pela terceira vez seguida, em +1,5%. Os dados oficiais serão conhecidos às 9h.
No front político, o caso Coaf ainda inspira certa cautela, com o presidente eleito, Jair Bolsonaro, admitindo que “se algo estiver errado, que se pague a conta”. Ele tratou de deixar claro que não está sendo investigado no caso da movimentação financeira suspeita de R$ 1,2 milhão, envolvendo o assessor de um dos seus filhos e prometeu que em seu governo usará o próprio Coaf para combater crimes de corrupção. Para a oposição, o candidato vitorioso nas urnas em outubro não tem mais autoridade para falar de corrupção…
O que você está lendo é [Pré-market: Mercado mantém tom positivo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments