Pré-Market: Sorte ou Revés?

💥️✅Olivia Bulla é jornalista e escreve diariamente sobre os mercados financeiros no blog A Bula do Mercado.

Há quem diga que tudo isso, combinado, pode ser suficiente para fazer o Brasil recuperar o grau de investimento. O principal risco doméstico, porém, é o cenário externo. Guerras comerciais tendo a China como principal alvo, muro na fronteira com o México que opõe democratas e republicanos, retirada das tropas norte-americanas da Síria, e, acima de tudo, investigações da campanha de Trump.

O fato é que esses elementos, somados aos temores com a desaceleração do crescimento global e uma possível recessão da economia norte-americana, podem impedir o retorno do capital externo ao Brasil, seja nos ativos financeiros, seja no setor produtivo. Ontem mesmo ficou claro que havia a presença de investidores estrangeiros nas duas pontas (vendedora e compradora) entre as ações, e um movimento de realocação de carteira e de posição nos juros futuros e no dólar.

Assim, ainda é difícil prever se a arrancada do Ibovespa e a valorização do real no primeiro pregão de 2023 foi apenas sorte & e haverá um revés em algum momento, com essa onda vinda, principalmente do exterior & ou se esse movimento está firmado em bases mais sólidas… A única certeza, por ora, é de que o noticiário político no Brasil tem sido a melhor forma de proteger o mercado financeiro brasileiro da volatilidade externa.

Com isso, merece atenção hoje a primeira reunião ministerial do governo Bolsonaro, às 9h, no Palácio do Planalto. O conselho é formado pelo presidente, Jair Bolsonaro, e o vice, Hamilton Mourão, além dos 22 ministros de Estado e o chefe de gabinete da Presidência. À tarde, Bolsonaro recebe o diretor-geral da OMC, Roberto Azevedo.

Também à tarde, toma posse o novo presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, às 16h. Será importante acompanhar a fala do ex-funcionário de carreira da Vale sobre o programa de investimentos da petrolífera, a política de preços de combustíveis e, principalmente, a venda de ativos. Ontem, as ações da Eletrobras saltaram 20%, diante da intenção de Bolsonaro de levar adiante a ideia de privatização da elétrica.

O que você está lendo é [Pré-Market: Sorte ou Revés?].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...