Veja as ações estreantes nos índices da B3; Taurus entra em Small Caps
(Divulgação/Facebook)
💥️Por Arena do Pavini & A nova carteira do Índice 💥️Bovespa, válida até abril, entrou em vigor hoje, com a inclusão das ações ordinárias (ON, com voto) de Petrobras Distribuidora (💥️BRDT3) e as saídas da ação preferencial (PN, sem voto) série B da Copel (💥️CPLE6) e da ordinária de Fibria (💥️FIBR3). A fabricante de celulose está se unindo à Suzano Papel. Com isso, o índice, que tinha 66 ações, agora terá 65, de 62 empresas, já que algumas tem mais de um tipo de ação no indicador.
💥️Veja as ações da Carteira Money Times para janeiro
Os cinco ativos com maior peso na composição do índice são: 💥️Itau Unibanco PN (10,801%), 💥️Vale ON (10,774%), 💥️Bradesco PN (8,570%), 💥️Petrobras PN (7,208%) e Petrobras ON (5,015%). Para efeitos de comparação, os ativos que apresentaram o maior peso na composição da carteira anterior do índice válida de 03 de setembro de 2018 a 04 de janeiro de 2023 foram: Vale ON (12,886%), Itaú Unibanco PN (10,442%), Bradesco PN (7,180%), Petrobras PN (6,444%) e 💥️Ambev ON (6,421%). Destaque para o aumento da participação de Petrobras no índice, desbancando a Ambev, que passou por um momento negativo pelos resultados abaixo do esperado.
A composição do índice é importante porque muitos investidores locais e estrangeiros a usam para montar suas carteiras. Dessa forma, podem usar o mercado futuro de índice para proteger suas aplicações ao menos parcialmente. Outros usam o índice como referência para aplicações no país, uma vez que o Ibovespa reúne as maiores empresas por valor de mercado que são mais negociadas, ou seja, mais líquidas, fáceis de comprar e vender. E há os fundos passivos, que simplesmente compram as mesmas ações do índice. Uma ação que entra no índice ganha portanto espaço nas carteiras dos grandes investidores e quem sai perde espaço.
A B3 divulga regularmente três prévias das novas composições dos índices: a 1ª prévia, no primeiro pregão do último mês de vigência da carteira em vigor; a 2ª prévia, no pregão seguinte ao dia 15 do último mês de vigência da carteira em vigor e a 3ª prévia, no penúltimo pregão de vigência da carteira em vigor. A B3 também divulga as carteiras dos outros índices calculados. As alterações estão nos arquivos anexos.
IBrX-50 tem 4 entradas e 5 saídas
Mas não foi só o Ibovespa que atualizou sua carteira. Outros 22 índices, incluindo o Ifix, que fundos imobiliários, também foram atualizados. No Índice Brasil Bovespa 50 (IBrX-50), que reúne as ações das 50 maiores empresas do mercado e as mais negociadas, e que serve de referencial para o fundo passivo com cotas negociadas em bolsa It Now PIBB (PIBB11), o mais antigo ETF do Brasil, entraram quatro ações: Gol PN (GOLL4), Petrobras Distribuidora (BRDT3), Eletrobrás PNB (ELET6) e Natura ON (NATU3).
Saíram do índice Fleury ON (FLRY3), MRV ON (MRVE3), Equatorial ON (EQTL3), Fibria ON (FIBR3), Log Com Properties ON (LOGG3). O índice tinha 51 ações e agora passou a ter 50.
Hapvida e Intermédica entram no IBRx-100
Já o IBrX 100, que é mais usado por fundos de pensão e alguns fundos de investimentos, registrou a entrada de Hapvida ON (HAPV3), Tenda ON (TEND3), Tupy ON (TUPY3), Intermédica ON (GNDI3) e Cemig ON (CMIG3).
Saíram Alupar Unit (ALUP11), Arezzo ON (ARZZ3), Lojas Americanas PN LAME4, Wiz ON (WIZS3) e Fibria ON (FIBR3).
Forjas Taurus entra nos índices de Governança e Small Caps
Estrela do mercado após a ascensão política de 💥️Jair Bolsonaro, as ações preferenciais da 💥️fabricante de armas Forjas Taurus são destaque, estreando em quatro índices da bolsa. De papel negociado por menos de R$ 1,00, quase expulso do pregão pelo baixo valor, a empresa chegou a subir 1.000 no ano passado com os primeiros sinais de vitória do capitão reformado, que tem como principal item de sua plataforma a ampliação do direito de compra e porte de armas pela população. Acabou recuando depois e fechou o ano com alta de 180% no papel ON, maior alta da bolsa, e o PN, 131%, a sexta maior alta, um movimento que mostra o risco de o investidor entrar na euforia em uma ação especulativa.
Papel sobe mais de 70% em 3 dias
Só nestes três primeiros pregões de 2023, porém, a ação ON da Forjas Taurus já subiu 70% até sexta-feira, enquanto o PN sobe 77,8%.
Forjas Taurus PN passou a fazer parte do Índice Brasil Amplo (IBrA), que reúne todas as ações com um mínimo de liquidez, excluindo os recibos de ações estrangeiras (BDR). O índice tem hoje 139 papéis, entre os quais agora a fabricante de armas.
A Taurus, que até alguns anos atrás enfrentava disputas entre acionistas e controladores, também faz parte agora do Índice de Governança Corporativa Trade (IGTC) e do Índice de Small Caps, ou de pequenas empresas (SMLL) e do Índice do Setor Industrial (INDX).
Desses índices os mais relevantes são o de governança (IGTC) e o de Small Caps (SMLL), que são acompanhados por alguns gestores de fundos de ações e tem fundos passivos com cotas negociadas em bolsa.
A entrada de Forjas Taurus nesses índices deve aumentar ainda mais sua liquidez no mercado.
O que você está lendo é [Veja as ações estreantes nos índices da B3; Taurus entra em Small Caps].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments