Investigando a relação entre o Ibovespa e a variação da Formação Bruta de Capital Fixo
💥️Por Vitor Wilher para Análise Macro
Na edição 55 do 💥️Clube do Código, a ser divulgada para os membros na próxima semana, continuo a investigação iniciada em um 💥️comentário de conjuntura sobre a relação entre o 💥️Ibovespa e a 💥️variação interanual da FBCF. Dessa vez, estimamos um Vetor de Correção de Erros (VEC). Fazemos a análise das funções impulso-resposta e da decomposição de variância a partir do modelo estimado. Ademais, também aplicamos o procedimento de Toda-Yamamoto de modo a investigar causalidade.
✅Os resultados encontrados sugerem que um choque no Ibovespa tem um efeito positivo na variação interanual da FBCF, aumentando a mesma em mais de 3 pontos percentuais após três trimestres. A decomposição de variância, por seu turno, revela que cerca de 30% da variância da variação interanual da FBCF é explicada pelo Ibovespa, passados 12 trimestres. Por fim, o teste de precedência temporal sugere que o Ibovespa ajuda a explicar a variação da FBCF, enquanto não encontramos evidências no caso contrário.
Membros do 💥️Clube do Código têm acesso a todos os códigos que geraram o exercício no repositório do github.
O que você está lendo é [Investigando a relação entre o Ibovespa e a variação da Formação Bruta de Capital Fixo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments