Ivan Sant’Anna: Fundamentos conflitantes
Por 💥️Por Ivan Sant’Anna, autor das newsletters de investimentos Warm Up Inversa e Os Mercadores da Noite
+ As inscrições gratuitas para a maior imersão de investidores já realizada no Brasil seguem abertas. Reserve o seu lugar por aqui.
Ainda de acordo com o Focus, a perspectiva de inflação para 2023 caiu de 3,82% para 3,80% e a de 2023, de 3,95% para 3,91%.
Last but not least, já se estima uma taxa Selic ao final de dezembro em 5,50%, o que significa uma redução de um ponto percentual no segundo semestre.
Para 2023, a taxa básica projetada é de 6%. Se lembrarmos que há pouco tempo o Focus calculava 8% para 2023, a conclusão é óbvia: a “quase recessão” (que pode se transformar em recessão pra valer) está nos cálculos dos agentes econômicos.
Já os investimentos em construção (lembre-se que agora estou escrevendo sobre os Estados Unidos) sofreram uma queda de 0,8%.
A diferença entre a rentabilidade dos títulos de dez anos do Tesouro americano para os de três continua caindo. Os curtos rendem mais, sinal inequívoco de expectativa de contração econômica.
Enfim, não há grandes motivos para foguetório no Brasil, mesmo com a mais do que provável aprovação da reforma da Previdência e o acordo Mercosul/UE agora se mostrando uma realidade palpável e não um sonho distante.
O que você está lendo é [Ivan Sant’Anna: Fundamentos conflitantes].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments