Europa: Problemas na terra de Mad Men, orientação da Publicist balança o setor
Bolsas da Europa estavam amplamente mais altas, seguindo Wall Street e a Ásia (Imagem: Pixabay)
💥️Por Geoffrey Smith/ysoke.com
Não foi uma ótima semana para empresas de publicidade. A Omnicom (OMC) caiu quase 2% depois de reportar receita decrescente no primeiro semestre, mas isso é pouco em comparação com a queda nas ações da Publicis na sexta-feira de manhã depois que o grupo francês cortou sua perspectiva para o ano.
A Publicis (PUBP) disse após o fechamento europeu na quinta-feira que não espera mais que as vendas orgânicas cresçam este ano, devido a “atrito continuado” na publicidade tradicional em seu maior mercado, a América do Norte. As ações caíam 8,4% ao seu valor mais baixo em quase sete anos com a notícia, arrastando a rival WPP (WPP) em mais de 3% para uma baixa de três meses no processo.
Em contraste, as principais bolsas da Europa estavam amplamente mais altas, seguindo Wall Street e a Ásia, depois que o presidente do Federal Reserve de Nova York, John Williams, reacendeu as esperanças de um corte de meio ponto na taxa básica de juros do Fed no fim do mês. A previsão consensual ainda é de um corte de 25 pontos base.
O Stoxx 600 sobe 0,8%, a caminho de encerrar a semana marginalmente mais alto. O FTSE 100 dos Reino Unido em baixa de 0,05% e o alemão Dax sobe 0,12%.
“Por um lado, nossos clientes estão sofrendo várias pressões que levam a cortes orçamentários e reduções de taxas em setores nos quais temos uma parcela desproporcional de mercado”, disse o presidente-executivo da Publicis, Arthur Sadoun, em comunicado. “Por outro lado, a profunda transformação em que estamos engajados nos penalizou no curto prazo”.
As empresas de publicidade tradicionais estão correndo para reinventar seus modelos de negócios sob pressão do Facebook (FB) e do Google (GOOGL), que controlam quase 90% do negócio de anúncios on-line. Isso está forçando a Publicis a fazer investimentos caros em negócios digitais, como a aquisição da empresa de marketing de dados Epsilon por US$ 4 bilhões em abril. Sadoun disse que a Publicis tem 25 equipes diferentes trabalhando na integração desse negócio, uma ilustração de quanto ela precisa para extrair os benefícios desse acordo.
Apesar do aperto na receita, Sadoun manteve a orientação da empresa de uma melhoria de 30 a 50 pontos base na margem operacional e um aumento de 5% a 10% nos lucros do ano inteiro em moedas constantes.
O que você está lendo é [Europa: Problemas na terra de Mad Men, orientação da Publicist balança o setor].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments