Sindicatos demonizam o home office: é a melhor atitude?

Videoconferência teletrabalho home office Videoconferência teletrabalho home office Imagem: DCStudio / Freepik

Há duas semanas, publiquei aqui sobre a decisão do governo federal de procurar alguma forma de abolir a folha de ponto na maioria dos casos, trocando esse antigo controle pela pactuação de metas. Na mesma semana, uma entidade sindical resolveu publicar um texto demonizando a norma e todos os avanços que ela trouxe. E isso me incomodou de várias maneiras.

É óbvio que a norma tem seus deméritos. Primeiramente, ela não foi discutida com as bases mais interessadas e este foi um dos erros da equipe de gestão do governo. Impor qualquer coisa de cima para baixo vai gerar insatisfação e sensação de que o texto é incompleto. Em segundo lugar, tudo ficou para regulamentação inferior, e a capacitação, crucial para o sucesso do modelo, me parece insuficiente neste momento de grandes incertezas.

Cabe lembrar que, após seis anos de graves ataques ao funcionalismo, é grande o desejo reprimido por participação num governo a isso mais aberto; então, parece-me pouco acertado apenas jogar a norma. Isso deve ser acertado num momento posterior, em que avaliações do novo modelo precisarão ser feitas de forma minuciosa.

O que você está lendo é [Sindicatos demonizam o home office: é a melhor atitude?].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...