Já vai tarde o falso milagre antieducativo de Bolsonaro

Trata-se de uma saída antieducativa, coerente com um Antiministério pautado pela demonização do conhecimento científico e de tudo relacionado a ele (sobretudo professores). Antieducativa porque a educação tem, sim, soluções para a questão da indisciplina. Elas passam por medidas de gestão participativa, diálogo e integração com a comunidade, justiça restaurativa, fortalecimento da infraestrutura e aulas com professores bem preparados e que façam sentido para os alunos.

Estratégias dessa natureza demoram a dar resultado, dizem os críticos. Assim é a educação: um trabalho laborioso de construção e reconstrução de modos de ser, agir e pensar. Forjado por quatro séculos de escravidão, o Brasil é um país violento, e a transformação dessa cultura é um trabalho de longo prazo.

Excetuados os oportunistas de ocasião, entende-se o apoio popular a soluções do tipo "tiro, porrada e bomba". Em muitos casos, a implantação das escolas cívico-militares contou com o apoio de uma população exasperada pela incivilidade e pela violência. Mas o enredo se repetiu e depois de uma curtíssima Lua de Mel, o relacionamento se tornou abusivo - que o digam as denúncias de censura a alunos ou reprimendas autoritárias bem ao gosto dos bolsonaristas.

Costuma-se depositar esperanças desmedidas nas escolas sem que se considerem suas formas de funcionamento e os tempos e movimentos para que demonstrem seus resultados virtuosos. O desconhecimento abre espaço a simplismos e falsas soluções. Acabamos de nos livrar de mais uma delas. É um bom momento para que cada um se envolva efetivamente com a educação - sobretudo a educação pública -, compreenda como ela funciona, colabore para que funcione melhor e seja respeitada como um campo de saber complexo e autônomo. Quem não tiver essa disposição que ao menos deixe os educadores e educadoras trabalharem, pois se trata de uma tarefa para profissionais.

💥️*

Ainda por aqui? Assista a OESTE, a nova série em vídeo de Ecoa.

Siga 💥️Ecoa nas redes sociais e conheça mais histórias que inspiram e transformam o mundo
https://www.instagram.com/ecoa_uol/
https://twitter.com/ecoa_uol

O que você está lendo é [Já vai tarde o falso milagre antieducativo de Bolsonaro].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...