Meritocracia é uma corrida que mulheres correm de salto e homens de tênis

Relacionadas

É só se dedicar

Nos últimos anos, um mantra passou a ser repetido por ✅coaches motivacionais: 💥️"Basta você se dedicar que conseguirá realizar o que quiser na sua carreira profissional!".

O conceito da meritocracia é muito sedutor... E ele até pode ser real para pouquíssimas pessoas privilegiadas, como é o meu caso (homem, branco, hetero, escola privada). Eu já até acreditei na meritocracia. Mas para a grande maioria, meritocracia no trabalho é uma "farsa motivacional."

3 motivos para que você tire as suas próprias conclusões, se meritocracia existe mesmo:

💥️1. Pense em duas crianças de oito anos:

- Carla trabalha, mas alguns dias passa fome, vive preocupada com as balas perdidas no caminho que faz a pé para a escola.

- Já Roberta tem acesso a estudo de qualidade, aprendizado de línguas e alimentação adequada. Viaja nas férias para conhecer outras culturas.

Por mais esforço que a Carla tenha, jamais ela terá as mesmas chances que a Roberta.

💥️2. Faculdades de "primeira linha":

A turma da Faria Lima adora dizer que só contratam pessoas de faculdades de "primeira linha". Acontece que essas faculdades são repletas de pessoas brancas. Essa é uma forma de excluir pessoas negras, por mais dedicadas que elas sejam.

Por sinal, 💥️frequentar ambientes repletos de pessoas brancas e com alto poder aquisitivo, como clube e escola, aumenta um QI importante no mundo do trabalho. 💥️Nesse caso, QI significa: "quem indica".

💥️3. Quem será promovido?

Jorge e Ana disputam uma vaga. Ambos têm um currículo exatamente igual e 30 anos. Quem você acha que tem mais chances de ser contratado? Certamente o Jorge, pois a Ana está na "idade de ter filhos". Independentemente do esforço, ela estará atrás na corrida.

Lógico que o esforço é superimportante e necessário, mas para a maioria ele NÃO é suficiente. Alguns defensores da meritocracia adoram postar foto no LinkedIn de uma pessoa que saiu da favela e foi para Harvard. Mas isso é exceção

Quantas pessoas que moram na favela se esforçaram como essas pessoas, mas não chegaram lá? 💥️É como se fosse uma corrida em que homens brancos correm com tênis de corrida, mulheres correm com salto alto, pessoas negras, trans e /ou com deficiência correm carregando muito peso.

Isso não quer dizer que homens brancos sempre serão bem-sucedidos, mas as chances são muito maiores.

O que fazer, então?

Não acho que temos que sentir culpa, mas reconhecer os nossos privilégios e agir.

Por exemplo: criando vagas direcionadas para minorias em oportunidades, cotas na diretoria e conselho das empresas, dando espaço para pessoas com menos privilégios, ampliando suas vozes e apoiando pessoas a mudarem de classe social. Não é fácil renunciar a privilégios, mas é NECESSÁRIO.

💥️E você, ainda acredita em meritocracia?

*João Paulo Pacifico é CEO do Grupo Gaia

💥*

Ainda por aqui? Assista a 💥️OESTE, a nova série em vídeo de Ecoa.

Siga 💥️Ecoa nas redes sociais e conheça mais histórias que inspiram e transformam o mundo:

https://www.instagram.com/ecoa_uol/

https://twitter.com/ecoa_uol

O que você está lendo é [Meritocracia é uma corrida que mulheres correm de salto e homens de tênis].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...