Rios da Amazônia garantem sucesso do agronegócio e água para Sul e Sudeste

Márcia Wayna Kambeba, mestre em geografia e escritora.

O povo kambeba, da região do Alto Solimões, no estado do Amazonas, é o povo das águas. Os mais velhos costumam contar que o povo nasceu de uma gota d'água que caiu do céu em uma grande chuva. Nessa gota, estavam duas gotículas: o homem e a mulher.

Quando a gota se arrebentou e liberou as gotículas, elas se chocaram no tronco de uma grande sumaumeira. Ali, nasceram o homem e a mulher kambeba. "Por causa disso é que o rio tem fundamental importância", diz Márcia.

💥️É em meio ao rio de águas claras que a sobrevivência do povo é garantida. O rio é estrada, é fonte de alimento, é cultura, é pedagogia e, para Márcia, é também poesia. Quando perguntada sobre a importância do rio Solimões para seu povo, ela declama: ✅"A água é a mãe que sustenta/A vida que nasce como flor/Alimenta a planta e o ser vivente/É estrada onde anda o pescador".

Reunião de águas do Rio Negro com Solimões na Amazônia - iStock - iStock Rio Amazonas. 1,2 milhão de pessoas que vivem na Amazônia brasileira usam rios como meios de transporte - Getty Images - Getty Images São os rios da Amazônia que ajudam a encher os reservatórios do Sul e Sudeste do Brasil - Getty Images - Getty Images Pequeno rio no município de Presidente Figueiredo - Getty Images - Getty Images Pequeno rio no município de Presidente Figueiredo

Se enxugar gelo nos rios amazônicos não é o suficiente, o também geógrafo Carlos Durigan conta o que pode ser. "Ações efetivas precisam ser realizadas em uma escala ampla e, para isso, precisamos que os países que têm seus territórios tomados por esse bioma atuem em cooperação".

💥️Afinal, rio não respeita fronteiras. Se o Peru polui, por exemplo, o que adianta o Brasil preservar? Pensando em garantir essa cooperação por um bioma saudável, foi criada a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). Além disso, existem iniciativas com intercâmbios de conhecimento entre unidades de pesquisa, universidades, ONGs e representações sociais dos países amazônicos.

"Gerar conhecimento, sensibilizar e mobilizar, são essas as três frentes para que consigamos construir um cenário melhor para o planeta e para nós porque eu acho que quando o planeta estiver bem, nós também estaremos", diz Durigan.

Quando os rios da Amazônia estiverem bem, nós também estaremos",💥💥️Carlos Durigan, geógrafo

💥Em celebração ao Dia do Meio Ambiente, Ecoa relembra histórias marcantes contadas por aqui que nos fizeram refletir sobre o assunto. Para saber mais sobre a importância dos rios da Amazônia, leia a reportagem completa aqui.

💥*

Siga 💥️Ecoa nas redes sociais e conheça mais histórias que inspiram e transformam o mundo
https://www.instagram.com/ecoa_uol/
https://twitter.com/ecoa_uol

O que você está lendo é [Rios da Amazônia garantem sucesso do agronegócio e água para Sul e Sudeste].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...