Sucuris, onças e mais: os bichos são as estrelas desta fazenda de batatas

"💥️Conservação e produtividade agrícola podem conviver em harmonia." Foi com o intuito de difundir essa ideia que a Fazenda Água Santa, grande produtora de batatas localizada em Perdizes (MG), abriu as portas para crianças e jovens da região desvendarem a biodiversidade do cerrado presente na sua vasta área de reserva ambiental.

O projeto de educação ambiental Núcleo Ambiental Água Santa do Cerrado (Nasc) nasceu em março de 2022 — fruto de um longo processo de exploração e estudo do local. Em 2018, funcionários da fazenda de João Emílio Rocheto, junto com pesquisadores da Fundação Espaço ECO, começaram a implementar um sistema de imagem para mapear a fauna e flora existentes na propriedade.

Após quase dois anos de pesquisa, um número impressionante foi revelado: 💥️mais de 230 espécies de aves vivem por lá. Isso representa mais de 30% de todas as aves que existem neste bioma e cerca de 12% de todos os pássaros do Brasil.

Fazenda Água Santa - Divulgação/Fazenda Água Santa - Divulgação/Fazenda Água Santa Fazenda Água Santa - Divulgação/Fazenda Água Santa - Divulgação/Fazenda Água Santa Fazenda Água Santa - Divulgação/Fazenda Água Santa - Divulgação/Fazenda Água Santa Fazenda Água Santa - Divulgação/Fazenda Água Santa - Divulgação/Fazenda Água Santa Fazenda Água Santa - Divulgação/Fazenda Água Santa - Divulgação/Fazenda Água Santa

Assim garantiu uma irrigação complementar e com microaspiração, ou seja, só libera a água quando realmente precisa e em pequenas quantidades de modo a não danificar o solo nem as plantas.

Além do retorno produtivo e financeiro que o esquema gera, o pivô de irrigação ainda acabou virando poleiro para os pássaros, que vão se integrando com a paisagem e chamando atenção dos visitantes que passam por ali.

O que você está lendo é [Sucuris, onças e mais: os bichos são as estrelas desta fazenda de batatas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...