Ryanair, EasyJet, Vueling e Volotea multadas por cobrarem taxas pela bagagem de mão

Viajar por companhias aéreas ✅low cost implica alguns custos extra, além do bilhete. Apesar de este ficar, de facto, mais barato, adicionar uma mala de mão ou, simplesmente, escolher um lugar pode acarretar taxas. A Ryanair, EasyJet, Vueling e Volotea foram, agora, multadas por cobrarem taxas pela bagagem de mão e por falta de transparência em matéria de preços.

Bagagem de mão

Quando o tamanho da carteira não é proporcional à vontade de viajar, as companhias aéreas ✅low cost são a solução ideal. Contudo, a um bilhete de avião barato juntam-se outros custos, caso o passageiro queira fazer upgrades, como levar bagagem de mão - esta é, normalmente, assegurada pelas companhias aéreas ✅full service.

Agora, na maior multa alguma vez aplicada pelas autoridades de defesa do consumidor por práticas prejudiciais contra os clientes, o Ministério do Consumo de Espanha aplicou uma coima recorde de mais de 150 milhões de euros a quatro companhias aéreas de baixo custo por práticas abusivas. São elas a Ryanair, a Volotea, a Vueling e a EasyJet.

Aeroporto

Esta multa baseia-se em quatro práticas comuns destas companhias, que são consideradas "abusivas" ou "não transparentes":

Embora sejam o ✅modus operandi das companhias aéreas ✅low cost, que assim asseguram os preços baixos associados aos bilhetes de avião, estas práticas passam a ser tecnicamente proibidas, a partir de agora.

Foram quase seis anos a lutar para que as autoridades atuassem contra as práticas através das quais as companhias aéreas inflacionavam ilegalmente os seus lucros e finalmente conseguimos.

Disse Rubén Sánchez, secretário-geral da FACUA - Consumidores en Acción, num comunicado.

Esta associação, que procura defender os direitos dos consumidores espanhóis e que lutava contra estas práticas desde 2018, motivou uma investigação da Direção-Geral do Consumidor, em 2023.

De acordo com o elDiario.es, citando a organização, a maior sanção recaiu sobre a Ryanair, que foi primeira companhia aérea a cobrar pela bagagem de mão, em novembro de 2018. Seguiu-se a Vueling e, a uma distância muito maior, a EasyJet e a Volotea.

O que você está lendo é [Ryanair, EasyJet, Vueling e Volotea multadas por cobrarem taxas pela bagagem de mão].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...