Transferências Bancárias passam a identificar o destinatário
É já este mês que haverá novidades no que diz respeito às transferências bancárias. Como já referimos, as transferências bancárias vão passar a ser imediatas e sem custos adicionais. Mas há mais novidades.
Confirmação do destinatário estará disponível em todas as transferências
Finalmente as transferências bancárias vão passam a identificar o destinatário. Esta funcionalidade, semelhante à que existe já no Multibanco, vai permitir a quem efetua a transferência saber se de facto o destinatário é o correto. Esta nova funcionalidade vai entrar em funcionamento já a partir do próximo dia 20 de maio.
A confirmação do destinatário estará disponível em todas as transferências e em todos os canais disponibilizados pelos bancos, caso do homebanking ou da app (aplicação) dos bancos que os clientes têm nos seus telemóveis.
Segundo refere a RTP, no Relatório dos Sistemas de Pagamentos de 2023, hoje divulgado, o Banco de Portugal considera que este serviço permitirá reduzir os riscos de fraude, ao minimizar a possibilidade de envio de dinheiro para destinatários errados.
Se o beneficiário for uma empresa poderá quem faz a transferência indicar apenas o NIPC (número de identificação fiscal da empresa).
Neste sistema, designado para já de "proxy lookup", os utilizadores têm de associar o seu número de telemóvel (pode ser um número de telemóvel estrangeiro) a uma conta.
O que você está lendo é [Transferências Bancárias passam a identificar o destinatário].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments