Bola de fogo "rasgou" céu de Portugal a 60 mil kmh
O evento não é inédito e o que se registou recentemente já aconteceu outras vezes. Uma nova bola de fogo voltou a "rasgar" o céu e foi visto em Portugal, mais concretamente em Évora. O que aconteceu mesmo?
"Bola de fogo" no céu de Portugal visto na zona de Braga
De acordo com a agência✅ EFE, citada pela ✅Rádio Renascença, o bólide foi detetado pelo projeto SMART, do Instituto de Astrofísica da Andaluzia (IAA-CSIC). Refere o jornal O Minho, o meteorito foi filmado a entrar na atmosfera em Portugal, viajando a uma velocidade aproximada de 60 mil quilómetros por hora, e exibindo uma luminosidade superior à da Lua Cheia.
O anterior meteorito foi visto na zona de Braga. Este novo meteorito foi avistado na zona de Évora, a uma altitude de 91 quilómetros. A bola deslocou-se na direção nordeste e desintegrou-se perto da freguesia de Cano, nas proximidades de Sousel.
Segundo revela o jornal, durante a descida desta "bola de fogo", várias explosões foram registadas, contribuindo para um aumento da sua luminosidade:
A maior parte dos bólides que entram na atmosfera desintegram-se, não chegando a ter qualquer contacto com o solo terrestre. Quando isso acontece, o meteorito é recolhido para estudo.
Os meteoritos constituídos de ferro levam mais tempo a arrefecer e são mais fáceis de encontrar, comparados, por exemplo, com os feitos de pedra, que facilmente se confundem com rochas terrestres.
O que você está lendo é [Bola de fogo "rasgou" céu de Portugal a 60 mil kmh].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments