2030: Zero quer que metade da energia em Portugal seja renovável
O Plano Nacional de Energia e Clima 2023-2030 (PNEC) é um documento fundamental que reúne as metas, as políticas e as medidas planeadas por Portugal para cumprir os seus compromissos em matéria de clima e energia. O Governo tem de apresentar primeira versão à Comissão Europeia até final de junho e a Associação Zero acredita que é possível que metade da energia em Portugal seja renovável.
O prazo para os Estados-Membros apresentarem a sua versão preliminar revista do PNEC termina no final deste mês de junho e está assim a aproximar-se rapidamente. A ZERO sublinha que o PNEC deve ser suficientemente ambicioso para ir além das metas estabelecidas pela União Europeia e, desta forma, alinhar-se com o compromisso estabelecido pelo Acordo de Paris.
Para garantir o cumprimento do Acordo de Paris, refere a Zero que precisamos de em 2030 alcançar na UE uma redução de 65% de emissões de gases com efeito de estufa (GEE) em relação a 1990 e, em Portugal, de uma redução de pelo menos 60% das emissões de GEE em relação a 2005. Já em relação à meta de incorporação de energias renováveis em todo o sistema (não apenas na eletricidade), a ZERO apela para que esta aumente para, pelo menos, 50% até 2030 e, numa perspetiva de mais longo-prazo, para, pelo menos, 90% em 2040.
💥️Em relação a linhas de atuação concretas, a ZERO considera que...
💥️Relativamente às fontes de energia renovável:
💥️Relativamente ao hidrogénio:
💥️Relativamente aos biocombustíveis e outros combustíveis alternativos:
💥️Relativamente ao edificado e à população:
Associação Zero
O que você está lendo é [2030: Zero quer que metade da energia em Portugal seja renovável].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments