Lançamento do Starship foi um falhanço? Da explosão no céu ao incêndio na Terra

A corrida espacial tem estado a mover milhares de milhões de recursos técnicos e financeiros. Recentemente, a SpaceX de Elon Musk fez o primeiro teste de lançamento do seu fogetão Starship rumo a Marte, mas, apesar de todo o entusiasmo, foi um falhanço. O Starship explodiu e na Terra ardeu pelo menos 1,4 hectares de um parque nacional do Texas.

Foi no passado dia 20 de abril que se fez história na SpaceX com o primeiro lançamento de testes do foguetão Starship que está a ser criado para um dia servir missões interplanetárias, nomeadamente, para Marte.

Na verdade, a empresa encara o lançamento como um enorme sucesso, já que a probabilidade de nem sequer levantar era grande. Elon Musk tinha mesmo afirmado que "gostaria apenas de diminuir as expectativas. Se nos afastarmos o suficiente da plataforma de lançamento antes que algo dê errado, acho que consideraria isso um sucesso. Só não exploda o bloco."

A agência referiu, no entanto, que não encontrou evidências de vida selvagem morta como resultado do incidente. Ainda assim, está a trabalhar com a Federal Aviation Administration numa avaliação do local e recomendações pós-lançamento, garantindo a conformidade com a Lei de Espécies Ameaçadas.

Logo após o lançamento e a explosão da Starship, a FAA disse que estava a realizar uma investigação de acidente.

O plano de lançamento aprovado da Starship incluía um processo de resposta a anomalias, que a FAA diz ter sido acionado depois que o foguete explodiu. Como tal, a SpaceX é obrigada a remover detritos de habitats sensíveis, realizar um levantamento da vida selvagem e da vegetação e enviar relatórios a várias agências federais. "A FAA garantirá que a SpaceX cumpra todas as mitigações necessárias", disse a agência à Bloomberg.

O que você está lendo é [Lançamento do Starship foi um falhanço? Da explosão no céu ao incêndio na Terra].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...