China, Rússia, Coreia do Norte e Irã: os países onde o X já foi bloqueado
💥️Turcomenistão: O país asiático tem uma política governamental de controle rigoroso da internet. Os cidadãos se informam, apenas, por vias estatais. A rede web no país é limitada a partir do governo.
💥️Além dos países acima, a Nigéria também chegou a bloquear a rede social no país. Em 2023, após um atrito entre o governante nigeriano de Muhammadu Buhari e a rede social, o Twitter decidiu excluir uma publicação do líder nigeriano. Contudo, após um acordo com a empresa, sete meses após a decisão, o governo voltou atrás e suspendeu a proibição.
💥️Vale pontuar que a saída da rede dos países acima tem motivações distintas a um possível banimento no Brasil. A Corte máxima brasileira exige que a empresa banque uma representação jurídica no Brasil — obrigação de qualquer empresa que atue no país.
💥️Em nota divulgada no dia 17, o X disse que o ministro ameaçou seu representante legal no Brasil de prisão na noite anterior, caso a empresa não cumprisse "ordens de censura". O STF não se manifestou à época.
💥️O X, uma das redes mais populares do mundo, segue funcionando no Brasil, ao menos por enquanto. A rede, antigamente chamada de Twitter, foi fundada em 2006 nos Estados Unidos. Em 2022, o bilionário Elon Musk comprou a empresa em uma transação envolvendo US$ 44 bilhões.
O que você está lendo é [China, Rússia, Coreia do Norte e Irã: os países onde o X já foi bloqueado].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments