Crédito habitação: Setembro pode trazer alívio de até 80 euros na prestação da casa & Executive Digest
Setembro vai ser um mês de excelentes notícias para as famílias portuguesas que têm crédito à habitação: apesar de os últimos meses terem sido marcados por um alívio na prestação, quem tiver o seu contrato revisto no próximo mês vai notar uma redução substancial na transferência para a entidade bancária.
“Para as famílias que estão de regresso de férias, vem aí uma boa ajuda para os orçamentos familiares, que já estão sob pressão com as múltiplas solicitações, tais como o regresso às aulas”, começa por revelar em exclusivo à ‘Executive Digest’ Nuno Rico, especialista da DECO PROteste. “Temos uma descida transversal, em todas as maturidades, nas médias e em todas as prestações, em particular para quem tem Euribor a 12 meses, que já vai sentir uma poupança muito interessante no mês de setembro.”
“Para quem renova neste mês, vai sentir pela primeira vez um alívio & na anterior prestação tinha sentido um agravamento”, continua o especialista. “Tudo indica que, mantendo-se a atual conjuntura, esta tendência vai manter-se, pelo menos, até ao final do ano, com constantes descidas nas prestações.”
“Houve dois aspetos que contribuíram muito para isto: a estabilização da inflação e alguma estagnação económica, o que significa que as taxas de juro vão descer, para ‘animar’ um pouco a economia”, finaliza Nuno Rico.
Mas vamos a números:
Tomemos como exemplo um empréstimo de 150 mil euros a 30 anos, com um spread (margem comercial do banco) de 1%:
– se o empréstimo tem como indexante a Euribor a 12 meses: a prestação que vai pagar no próximo ano irá descer para 732 euros, menos 80 euros (9,85%) em relação à prestação que pagou nos últimos 12 meses (812 euros). A taxa média registada este mês – dados até ao dia 23 de agosto – foi de 3,184%.
– Já se o indexante for de 6 meses, prepare-se para entregar ao banco 754 euros, uma descida de 5,27% (42 euros) face a março de 2024, quando a prestação se situava nos 796 euros. A taxa média de julho fixou-se nos 3,437%.
– por último, se tiver um contrato a 3 meses: a taxa Euribor registou este mês uma média de 3,559% o que significa para o próximo mês uma redução da sua prestação de 2,91%: desce de 788 para 765 euros, menos 23 euros face à prestação de junho último.
Ler MaisO que você está lendo é [Crédito habitação: Setembro pode trazer alívio de até 80 euros na prestação da casa & Executive Digest].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments